Normalização técnica

Páginas: 11 (2521 palavras) Publicado: 13 de abril de 2012
NORMALIZAÇÃO TÉCNICA


Costa A. F. fabinhu_fac@hotmail.com
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/Joinville – SC


Resumo:

Este trabalho apresenta um estudo recente sobre normas técnicas e as entidades que criam, regulamentam e controlam a utilização dessas normas. Essa padronização foi criada para assegurar a qualidade e o mínimo rigor necessário, tanto na parte dimensionalou estrutural de qualquer produto ou serviço, mantendo a especificação do material utilizado ou nas tolerâncias admitidas no produto. Sendo este produto ou serviço realizado em qualquer parte do mundo. Essas normas são aplicadas tanto para procedimentos produtivos, para ensaios para assegurar a qualidade de produtos, para simbologia técnica entre outros.
Além de estudar as normas vamos conhecer umpouco sobre as entidades responsáveis em aplicar essas normas, verificar que cada nação possui sua instituição, que é responsável em adequar as normas que serão aplicadas no País.

Palavras-Chave: Normalização; Padronização; Entidades.

Abstract:

This material shows a recent results of a research about technical standards and the entities that create, regulate and control the use of thesestandards. This normalizations was established to ensure the quality and the minimum accuracy required, as the dimensional as the structural part of any product or service, keeping the material specification or the tolerances used in the product. Being this product or service manufactured in anyplace in the world.
These standards are applied to any process manufacturing , in testing to ensurequality of products, for technical simbology, and many other things.
Beyond studying the standards, we go to study the entities responsible to implement the standards, we will to verify that any country has your own standards’s entities , and it is the responsible to implement the standards that will be applied on the country.

Keys-Word: Standards, Standardization; Entities.

1.Introdução

Com a crescente globalização do mercado, onde os mesmos produtos e equipamentos são produzidos em diversos locais do planeta somado ao aumento da exigência do mercado consumidor por produtos de qualidade e lucratividade, é cada vez mais notável a necessidade da regulamentação e normalização da execução dos procedimentos a serem efetuados em um processo produtivo.
É visando essapadronização que varias entidades foram fundadas ao redor do mundo para criar e garantir que um conjunto específico de normas fosse seguido, a fim de criar padrões pré-estabelecidos, garantindo qualidade e rigor dimensional, estrutural e funcional de produtos e equipamentos em todo o mundo.

2. NORMALIZAÇÃO

É a atividade que estabelece meios eficientes na troca de informação, facilitando ointercâmbio comercial e munindo a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos, isso através de normas e procedimentos de utilização comum e repetitiva, com o objetivo de obter um grau ótimo de ordem em um dado contexto. 
Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia e na melhoria da qualidade de vida por meio denormas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente entre outros.
A normalização proporciona a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos, também proporciona meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços. É função da normalização também proteger a vida humana ea saúde, criar padrões de qualidade e evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.
|A fim de garantir que as mesmas normas fossem aplicadas em diferentes lugares do mundo, em 23 de fevereiro de 1947 foi fundada a|
|ISO (do grego "isos", que significa igualdade.). É uma entidade que congrega os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • normalização técnica
  • Tecnicas de Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalização
  • Normalizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!