Normal

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
Maneiras de preparar chá

sendo o chá uma das bebidas mais antigas concebidas pelo homem, podendo ser feito através de folhas,ervas várias, raízes, cascos, talos etc. Estando associado a curasnaturais e apreciado por grande maioria da população o chá e as suas ervas efolhas é ainda hoje uma das mezinhas curativas mais utilizadas. Veja as diferentes formas de fazer chá sejacom ervas exóticas ou com folhas.
Raízes, talos e cascas demoram mais tempo para cozinhar que flores, folhas e ramos. Por essa razão, devem ser cozidas separadamente. A medida do possível, deve-se evitar prepararo chá em vasilhame de alumínio ou ferro.
Durante o cozimento, os utensílios desprendem fragmentos que se misturam ao chá, alterando-lhe a composição. Utensílios esmaltados, de louça ou de barro são os maisrecomendáveis. Depois de pronto, ochá deve ser armazenado em utensílio de vidro, de barro ou de louça.
Não se deve preparar chá em grande quantidade e armazená-lo para utilização durante váriosdias. Com o decorrer do tempo, pode haver fermentação. O ideal é preparar a porção necessária para consumo no mesmo dia seja com folhas ou ervas.
Existem várias maneiras de preparar chá:
TISANA:Acrescentar ervas à água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.
INFUSÃO:
Dispor as ervas norecipiente e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar a infusão em repouso.Folhas e flores devem permanecer em repouso durante 10 minutos. Talos, raízes e cascas, durante 20 ou 30 minutos.DECOCÇÃO:
Despejar água fria sobre as ervas, e iniciar o cozimento. A fervura varia de 5 a 20 minutos. Flores, folhastenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos. Partes mais firmes, comoraízes, cascas e talos devem ser cortados em pedaços pequenos e postos a cozinhar durante 15 a 20 minutos. Após a fervura, o recipiente com o chá deve permanecer fechado durante alguns minutos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normal
  • Normal
  • normais
  • Normal
  • normal
  • normal
  • Normal
  • os normais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!