Normal e patologico

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
universidade do estado do rio de janeiro
centro de educação e humanidades
instituto de psicologia
curso de graduação em psicologia




“o conhecimento científico e a realidade fora de nós ”fernanda porto de carvalho




Artigo apresentado à disciplina de Bases Espistemológicas para a Pesquisa Clínica ministrada pelo Professor Vinicius Darriba para obtenção parcial de nota no curso degraduação em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).




Rio de Janeiro
2015
O filósofo francês Alexandre Koyré, propõe uma interpretação da ciência moderna aproximada dapsicanálise. Koyré procura voltar nas atitudes filosóficas originárias, que ao seu ver, sofreram mutações que possibilitaram o nascimento da ciência moderna moldada em uma física matemática. Para os gregos,a realidade física não era atrelada à lógica matemática, á regularidades.

A ciência moderna então, foi fundada, segundo Koyré, pela matematização da realidade. A ciência moderna se originouquando a realidade física foi matematizada. Interpretação esta que é alternativa, pois o método experimental já se funda numa matematização. Para Koyré, o caráter experimental já está matematizado,determinando as estruturas. Essa matematização é até mais importante do que o valor da experiência. Não é negado o valor empírico da ciência moderna, mas entende-se que a teoria matemática determina aexclusiva estrutura da pesquisa.

O nascimento do positivismo é colocado por Koyré como limitado a tratar diretamente da observação. Segundo Koyré,o positivismo nega o conhecimento do real.Logo, ele combate esse positivismo porque compreende que a ciência deva ter por âmbito o conhecimento do real. De acordo com a lógica da matemática, o positivismo é o sistema que permite o cientistaprever e conhecer a realidade, a pesar de depender da atitude do cientista. Não dá para conceber a ciência dissociada do desejo do cientista que a constitui e o que se promove é movido pelo desejo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normal ou Patológico
  • O Normal e o Patologico
  • Normal e Patologico
  • O NORMAL E PATOLOGICO
  • normal e patologico
  • Normal ou patológico?
  • normal e patologico
  • O normal e o Patologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!