Normal ou patológico análise crítica do filme um estranho no ninho

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2011
Normal x Patológico
Análise crítica do filme Um Estranho no Ninho

A teoria psiquiátrica se fundamenta sobre o conceito de normal e anormal. Conceito este extremamente relativo, gerando então uma grande complicação.
A questão da normalidade ou anormalidade, revela o poder que tem a ciência de a partir do diagnóstico fornecido por um especialista, formular o destinodo individuo rotulado como “Louco”. Mas esse poder atribuído á ciência e aos profissionais tem sido bastante questionado na medida em que se baseia num conjunto de conhecimentos bastante polêmicos, confusos e incompletos, surge então, uma grande oposição a essas abordagens tradicionais da doença mental, que questionam os conceitos de normalidades implícitos na teoria e principalmente, nas formasde tratamento da loucura.
Nessa linha nasce a antipsiquiatria, movimento que se opõe ao psicodiagnóstico e a psicoterapia que são as escolas predominantes. Este novo movimento nasceu na década de 1960 e levou o aparecimento de novas teorias sobre as causas e os tratamentos das doenças mentais. A antipsiquiatria vem contrapor todos os fatores existentes na psiquiatria e tem como intençãomudar este tratamento do louco, mudar como ele é caracterizado, como ele é visto, mudar a relação entre paciente e médico, questionando assim este “poder” que é dado ao médico.
Diante da psiquiatria e antipsiquiatria existe um constante questionamento bastante complicado: Normal ou patológico?

E assim diante desse novo e interminável duelo surge então o livro “UmEstranho no Ninho” escrito por Ken Kesey em 1962, em uma época muito difícil da história norte-americana, este livro levanta diversas questões filosóficas e questionamento políticos incutidos em suas entrelinhas. Do livro para o filme, dirigido por Milos Forman e produzido por Michael Douglas e Saul Zaentz, um filme simplesmente inesquecível.
Randle McMurphy (Jack Nicholson) é condenado áprisão por transar com uma jovem de 15 anos, para não cumprir a pena numa penitenciária, este se faz de louco para assim cumpri-la num hospício.
McMurphy entra no sanatório com o diagnóstico acusando múltiplas disfunções psiquiátricas, personalidade agressiva, comportamentos letais...
Logo que chega ao sanatório Randle McMurphy percebe que entrou numa fria, achando ele queiria se dar bem escapando da cadeia, ao perceber onde tinha se enfiado, começa a surtar também devido ao péssimo tratamento que era dado aqueles pacientes.
Os mesmos viviam totalmente submissos ás regras do sanatório devido aos tratamentos de choque, medicamentos, agressões físicas e esporros que sofriam constantemente da enfermeira-chefe Mildred Ratched (Louise Fletcher) e seus ajudantes.Diante deste quadro podemos observar que esse tipo de “tratamento” junto á tantos maus tratos, nada terapêutico tampouco humano, adoecem muito mais o paciente, que muitas das vezes o seu quadro clínico não é tão grave, mas se torna a partir de tanto sofrimento.
O eletrochoque é a forma mais brutal que eu já vi não sei, pode até ser útil, mas, eu não consigo entender a associação de dorcom tratamento, eu acho punitivo. Nesta cena do filme, principalmente no que se referia ao McMurphy, foi um ato verdadeiramente cruel, o sujeito normal depois de alguns eletrochoques, eu acho que jamais será o mesmo.....
Interessante observar que, o McMurphy trata os pacientes daquele lugar de igual pra igual, ele agia com os mesmos de forma muito humana e calorosa. Murphy eratotalmente desprovido de preconceito e muito carismático.
Eu vejo que o Murphy, optou por: “Seja você mesmo sem medo de ser feliz” ele fez-me relembrar algumas pessoas que conheci, estas simplesmente declaravam: “Gosto muito de ser irresponsável” e assim, viviam sem muitas responsabilidades e nada de preocupações para nós... “Loucos”... ( eu acho mesmo que loucas eram as pessoas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • critica filme um estranho no ninho
  • Analise do filme um estranho no ninho
  • Análise do filme Um estranho no ninho
  • Análise do filme 'um estranho no ninho'
  • Resenha Crítica do Filme "Um estranho no ninho"
  • Análise psicológica do filme "Um estranho no ninho"
  • Resenha Crítica(Um estranho no ninho)
  • Resenha do filme "Um Estranho no Ninho".

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!