Norma s necessárias para a abertura de uma empresa

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Fatec São José dos Campos-Prof. Jessen Vidal

Informática Professor: Rubens Logística – manhã 1° semestre
Nome: Michael Guedes da Silva
Michelle frança
Adriel Pereira
Alessandro Dantas Data: 19/12/11

Normas necessárias para abertura de uma empresade transportes

ISO (introdução)

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 160 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
Esta família de normas estabelece requisitos queauxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizaçõesuma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
Critérios para normalização
As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacionalacerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.
Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses podem-se citar:
* Padronização detodos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;
* Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;
* Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
* Inspeção de qualidade e meiosapropriados de ações corretivas quando necessário; e
* Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.
Um "produto", no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.
A International Organization for Standardization publicou em 2004 um artigo que dizia: "Atualmente as organizações de serviço representam um número grandede empresas certificadas pela ISO 9001:2000, aproximadamente 31% do total.
ISO-9000:2000

Para solucionar as dificuldades da anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma única, doravante denominada simplesmente 9001:2000.
Os processos de projeto e desenvolvimento eram requeridos apenas para empresas que, de fato, investiam na criação de novos produtos, inovando ao estabelecer oconceito de "controle de processo" antes e durante o processo.[2] Esta nova versão exigia ainda o envolvimento da gestão para promover a integração da qualidade internamente na própria organização, definindo um responsável pelas ações da qualidade. Adicionalmente, pretendia-se melhorar o gerenciamento de processos por meio de aferições de desempenho e pela implementação de indicadores para medir aefetividade das ações e atividades desenvolvidas.
Mas a principal mudança na norma foi a introdução da visão de foco no cliente. Anteriormente, o cliente era visto como externo à organização, e doravante passava a ser percebido como integrante do sistema da organização. A qualidade, desse modo, passava a ser considerada como uma variável de múltiplas dimensões, definida pelo cliente, por suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMPRESA ABERTURA
  • Abertura de empresa
  • ABERTURA EMPRESA
  • Abertura de Empresa
  • Abertura de empresa
  • Abertura de empresa
  • Abertura de empresas
  • Abertura de empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!