NORMA EN ISO 8501

1395 palavras 6 páginas
NORMAS
Data de edição: Fevereiro 2011

NORMA EN ISO 8501
Protecção anticorrosiva de estruturas de aço por pintura
1.

Introdução

O comportamento e durabilidade de qualquer revestimento de pintura são significativamente afectados pela preparação de superfície executada. No caso de estruturas de aço esta situação é ainda mais importante, uma vez que, desta forma, parece óbvio que a selecção do método de preparação de superfície assume uma importância muito relevante em qualquer tratamento anticorrosivo.
Dependendo do estado do suporte, do esquema de pintura que se pretende aplicar, da exposição e durabilidade pretendida para o revestimento, de limitações económicas e ambientais, ou outras, pode-se optar por diferentes tipos de preparação de superfície.
Seguidamente, apresentamos alguns dos métodos mais habituais para suportes de aço carbono com ou sem revestimento, aço galvanizado, alumínio e ligas leves, nomeadamente, decapagem com jacto abrasivo seco, limpeza com ferramentas mecânicas ou manuais, decapagem com jacto de água a muito alta pressão
(hidrodecapagem), desengorduramento.
O comportamento prático dos revestimentos por pintura é significativamente afectado pelo estado da superfície de aço antes de ser pintado. Os principais factores conhecidos com influência neste aspecto são:
Presença de ferrugem e de calamina
Presença de contaminantes: sais, pó, óleos e gorduras
Perfil da superfície
A norma ISO 8501 serve como método de avaliação visual da limpeza de superfícies e é de uso habitual para estabelecer esquemas de pintura. Esta norma divide-se em 4 partes.
EN ISO 8501-1:2007 - Graus de oxidação e de preparação de substratos de aço não pintados e de substratos de aço depois de totalmente decapados de revestimentos anteriores.
EN ISO 8501-2:2001 - Graus de preparação de substratos de aço previamente pintados, após a eliminação localizada de revestimentos anteriores.
EN ISO 8501-3:2007 - Classes de preparação de soldaduras, cantos

Relacionados

  • Pbqp
    49407 palavras | 198 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas