Norma de descrição arquivística (NOBRADE) x Norma de descrição bibliográfica (AACR2)

1500 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho, tem por finalidade destacar as diferenças e pontos em comum entre uma norma de descrição arquivística (NOBRADE) e a norma de descrição bibliográfica AACR2, enfatizando as vantagens de uma norma própria para a Arquivísitca. Para tanto, foram consideradas as diferenças existentes entre os documentos de arquivo e os da biblioteca e a importância da normatização da descrição para ambas as áreas. Os instrumentos de pesquisa, produtos da pradronização das normas de descrição arquivística, são citados e definidos e por meio da comparação entre dois exemplos de Guia de Acervo, são destacados os campos usados para descrição do acervo tendo como base a NOBRADE e os seus principais campos de uso. E por último, a partir de uma análise dos guias, fundamenta-se a importância do mesmo para os usuários de arquivo.

2 NOBRADE X AACR2

A NOBRADE é a norma brasileira utilizada na descrição de arquivos e tem por objetivo facilitar o acesso e intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional, garantir maior qualidade do trabalho técnico, economia e recursos aplicados e otimização das informações recuperadas, e uso mais ágil pelo pesquisador de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante as informações. Caracteriza-se por ser voltada para a descrição de documentos em fase permanente, podendo ser utilizada para a descrição nas fases correntes e intermediárias, busca interferir o mínimo possível na forma final que as descrições são apresentadas, e não visa os sistemas de descrição automatizados.

O AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano - 2ª edição) é um compêndio a nível internacional de regras para a criação de descrições bibliográficas e para a escolha, a construção e a atribuição dos pontos de acesso (cabeçalhos) representando pessoas, localizações geográficas e entidades coletivas, além de títulos uniformes representando obras e expressões.

Ambas as normas, apesar de tratarem de objetos diferentes,

Relacionados

  • Edital bndes 2013
    18852 palavras | 76 páginas
  • Fdsfad
    71431 palavras | 286 páginas
  • Calculo
    62149 palavras | 249 páginas
  • Processo penal comentado
    87345 palavras | 350 páginas