Norma culta X Norma padrão

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Data: 22/07/2014
Avaliação parcial 3 Norma culta X Norma padrão
Educação brasileira: uma crise que há solução
A partir da leitura do texto de Terra e da charge de Maurício Ricardo,pode-se relacionar a questão de adequação e adaptação dos educadores para tentar atenuar os graves problemas de educação do país. O fato da professora, na charge, se expressar na falasimilar dos seus alunos é uma tentativa de dialogar com a sala, e passar as informações e conhecimentos, mas com o uso de uma fala que é diferente do que se espera em uma sala de aula.
Por setratar de uma fala daqueles que são,muitas vezes, negligenciados pelo Estado e uma parte da sociedade, esse modo de falar é descriminado, por não se adequar ao que se denomina norma padrãoe culta. A tentativa desesperadora e paliativa da professora revela a falta de estrutura e o descaso com o sistema educacional brasileiro por meio dos órgãos competentes.
A precariedadeda qualidade do ensino nas escolas públicas no Brasil é algo alarmante, Darcy Ribeiro afirmava que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.” Mesmo com algunsquestionamentos que devem ser feitos ao MST, deve-se parabenizar pela a sua causa e as suas ações, e uma delas foi a de erradicar o analfabetismo das suas crianças com suas escolas feitas debarrcas de lona preta e a construção de uma Universidade. Já o Brasil, com uma das maiores cargas tributárias do mundo, não consegue erradicar o analfabetismo, e tem apenas 8% da sua populaçãocom uma graduação.
Fica nítido, portanto, que a questão abordada evidencia um grave problema da nação brasileira. Se o indivíduo, sociedade, governo e mídia contribuissem para melhorar aeducação nos seus vários níveis,talvez teríamos uma população capaz de usar a norma padrão adequadamente, mesmo usando no seu cotidiano o modo de falar que melhor enquadra cada habitante.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NORMA CULTA, NORMA PADRÃO E NORMA POPULAR
  • Norma Culta
  • Norma culta
  • Norma culta norma popular
  • Norma Culta
  • Norma Culta
  • norma culta
  • Norma Culta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!