NORMA 15575 PARTE 6: REQUISITOS PARA OS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS

2419 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE

Curso de Engenharia Civil

NORMA 15575 PARTE 6: REQUISITOS PARA OS SISTEMAS HIDROSSANITÁRIOS

Schilling,J.F (1). Bortoluzzi, N.M (2). Rigon, V.R (3).

1- Graduando em Engenharia Civil, Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS. E-mail: josimarschilling@hotmail.com
2- Graduando em Engenharia Civil, Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS. E-mail: nicolas.bortoluzzi@hotmail.com
3- Docente, Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS. E-mail: viviana@rigonengenharia.com.br

RESUMO
É perceptível que a indústria da construção civil brasileira está sofrendo mudanças no requisito qualidade. Essa mudança abrange os requisitos mínimos de segurança para casas e edifícios residenciais. A ABNT NBR 15575-6, conhecida como norma de desempenho, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como vida útil, segurança, garantia, tipo de material, durabilidade, desempenho térmico e acústico.
Pode-se dizer que essa é a primeira norma brasileira que associa qualidade dos produtos ao resultado final apresentado pelos mesmos, visando sempre ao seu consumidor. A norma de desempenho é dividida em seis partes: uma de requisitos gerais e outras cinco referentes a cada sistema específico de edifício como sistema estrutural, de pisos, de cobertura, de vedação e hidrossanitários. Cada sistema estabelece critérios de qualidade e seus procedimentos para avaliar se estão de acordo com os requisitos exigidos.
Palavras-Chave: ABNT NBR 15575-6. Sistema Hidrossanitário. Norma de desempenho.
1. INTRODUÇÃO
Os sistemas hidrossanitários devem ser projetados e executados nas edificações com objetivo de proporcionar segurança aos moradores, focando a funcionalidade para toda vida útil do projeto, sendo o mesmo sujeito a manutenção para fins de regularização e conservação.
Os mesmos estão diretamente ligados a aspectos de qualidade de vida, como, saúde e higiene dos usuários além de funções necessárias para sobrevivência,

Relacionados