Norexia

901 palavras 4 páginas
Anhanguera Educacional
Aluno (a): Jéssica Almeida Pedrosa RA: 1400015505
Disciplina: Atenção Farmacêutica
Docente: Samara

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar grave, associado a altas taxas de mortalidade. Esta condição se caracteriza pela intensa perda de peso, de modo intencional, ocasionada por restrição alimentar e motivada pela distorção de imagem corporal dos pacientes.

O aumento do número de indivíduos com AN nas últimas décadas impulsionou o desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de tornar os critérios diagnósticos mais acurados(2,4-7). Atualmente, O DSM IV-TR(8) estabelece os seguintes critérios para o diagnóstico de AN:

1. Recusa ou dificuldade para manter o peso dentro de uma faixa considerada normal, bem como fracasso em ter o peso esperado durante o período de crescimento, levando a um peso corporal menor que 85% do esperado.

2. Medo intenso do ganho de peso ou de se tornar gordo, que não é aliviado pela diminuição do peso corporal, mesmo quando o indivíduo atinge um peso abaixo do mínimo para a altura.
Clínicos da área destacam que frequentemente esta preocupação aumenta na medida em que o peso real diminui(3,6,9);
3. Negação e dificuldade de aceitar o baixo peso e as formas corporais, com destaque para queixas associadas a determinadas partes do corpo, como abdome, nádegas e coxas. Além disso, é comum que estes indivíduos se pesem repetidas vezes e façam medições obsessivas de partes do corpo, além de fazerem uso persistente de espelhos para a verificação das áreas percebidas como fora dos padrões aceitáveis.
4. No caso de mulheres pós-menarca, a amenorreia (ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos) é também um critério diagnóstico para AN. Destaca-se que a amenorreia em geral, é uma consequência da perda de peso, mas, em uma minoria dos indivíduos, pode precedê-la(3,10).

Transtornos Associados

Quando seriamente abaixo do peso, muitos pacientes com Anorexia Nervosa manifestam sintomas

Relacionados

  • freud
    393 palavras | 2 páginas
  • Transtorno alimentar...
    8260 palavras | 34 páginas
  • Nutrição
    6818 palavras | 28 páginas
  • Enfermagem
    153760 palavras | 616 páginas