Nordeste(Povoamente e Pib)

1132 palavras 5 páginas
Como se deu o povoamento da região Nordeste?

O Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, sendo que a maior parte dos habitantes se concentra nas capitais e nas cidades do litoral, onde há melhores condições de trabalho. A população é constituída de brancos, negros e mestiços. No Sertão, é formada, predominantemente, por caboclos (branco+índio). Os primeiros habitantes da região foram os índios. Depois, vieram os portugueses, percorrendo o litoral em expedições exploradoras de pau-brasil. Assim teve início a fundação de vilas. Franceses e holandeses invadiram a região em busca de riquezas e os fortes militares construídos para a defesa do território deram origem a cidades como Fortaleza, Natal e João Pessoa. Os negros africanos também ajudaram a povoar a região quando foram trazidos como escravos para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Boa parte da população do Nordeste, devido a problemas causados pela seca, acaba abandonando suas terras e mudando para outros estados em busca de melhores condições de vida.

Principais características da economia do Nordeste

Expressivo crescimento econômico nos últimos anos, principalmente com a instalação de indústrias. Muitas indústrias deixaram a região Sudeste e se instalaram no Nordeste em busca de benefícios fiscais. No campo industrial, podemos destacar áreas de grande desenvolvimento como, por exemplo, Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de TI (Tecnologia da Informação), podemos citar o Porto Digital do Recife (maior pólo tecnológico do país), com grande destaque na produção de softwares.

Destaque para a produção de petróleo, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. A região Nordeste é a segunda maior do Brasil em produção de petróleo. No estado da Bahia está instalado o Pólo Petroquímico de Camaçari, um dos mais importantes do país.

Na pecuária, podemos destacar a criação de cabras. A

Relacionados