Norbt elias

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Instituto Federal do Rio Grande do Sul


Norbert Elias – A Sociedade dos Indivíduos

Alunos: Henrique Lopes, Mario Neto, Leonardo Cramer, Eduarda Gonçalves,Vitória Rita, Adilson Pereira;

Turma: 1D

Professora: Josiane

Data: 19/11/2013


Introdução:

O sociólogo alemão Norbert Elias foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria socialinovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.
As obras de Eliasdestacaram-se por tratar da relação entre poder, comportamento, emoção, abarcando conhecimento sociológico, psicológico, antropológico e histórico.
Norbert Elias não aceita qualquer tipo de concepção social"totalizadora" e nem mesmo "individualista" dos processos sociais.

Desenvolvimento:
Norbert Elias parte da pergunta a respeito do que se entende por sociedade, como esta sociedade é entendida apartir de um diálogo, entre uma conversa a respeito do que é uma sociedade, as pessoas se entendem. No senso comum as pessoas se entendem, mas o que as ciências sociais entendem por sociedade.
Suas obrasfocaram a relação entre poder, comportamento, emoção e conhecimento na História. Devido a circunstâncias históricas, Elias permaneceu durante um longo período como um autor marginal, tendo sidoredescoberto por uma nova geração de teóricos nos anos 70, quando se tornou um dos mais influentes sociólogos de todos os tempos.
De acordo com Elias, a principal tarefa da sociologia é alargar nossacompreensão dos processos humanos e sociais e adquirir uma base crescente de conhecimento mais sólido acerca desses processos.
A teoria sociológica formulada por Elias pode ser considerada uma abordagemde caráter crítico, cujos conceitos fundamentais foram construídos a partir da identificação das deficiências e limitações de perspectivas teóricas consideradas clássicas pelas ciências sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • elias
  • ELIAS
  • Elias
  • Elias
  • Elias
  • Elia
  • elias
  • elias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!