norberto odebrescht

6769 palavras 28 páginas
Nome: Larissa B Assis
Data: 13/09/2013
Orientador: Claudio
Escola: SENAI

Relatório: Norberto Odebrecht
Norberto Teve uma infância muito rigorosa dos seus pais, Trazia consigo sólidos princípios que se tornariam a chave de seu futuro. “A riqueza moral é a base da riqueza material. A riqueza sem ética não é riqueza sadia”. Os valores transmitidos pelos pais ganharam força com a presença do pastor Arnold que passou a morar na sua casa. Teve uma educação cristã e também uma educação militar, Foi por meio dele que Norberto compreendeu a expressão “riqueza efêmera”. Faziam longos passeios a pé e conversavam muito nos poucos momentos em que o menino tinha contato com o mundo externo. “Não existe riqueza sem saúde, ética, trabalho e produtividade”, lembrava o pastor.
Na época Norberto falava somente alemão, com ajuda do pastor Arnold ele foi para uma escola, foi quando ele percebeu que os alunos que tinham lá eram muito diferentes, pois eles eram pra ser servidos e Norberto era pra servir, o choque só não foi pior porque ele entendeu a importância de servir e não ser servido.
Seu pai Emilio Odebresch tinha uma empresa de engenharia instalada em Salvador.
Conhecendo o mundo ele aprendeu junto os mestres de obras aprendeu os Ofícios de pedreiro, serralheiro, Foi chefe de almoxarifado e responsável por transporte. “Não pense que as tarefas às quais me refiro consistiam em brincadeiras do filho do patrão. A mesada que recebia de meu pai era calculada com base nas horas efetivas de trabalho, marcadas pelo mestre de obras ao qual estava subordinado”, relata Norberto Odebrecht.
Na época da Segunda Guerra Mundial, a empresa sofreu muito por dificuldades, que impossibilitou a importação de materiais, em 1931 à empresa quase faliu por ter dividas com o banco e fornecedor foi quando seu Pai Emilio Odebrescht voltou para Santa Catarina e Norberto ficou para assumir a empresa mesmo sendo menor de idade, tentando tirar a empresa do vermelho.
Norberto faz um acordo com o

Relacionados