Nomenclatura E Taxonomia Das Plantas Utilizadas Na Concep O Do Jardim

3492 palavras 14 páginas
Nomenclatura e taxonomia das plantas utilizadas na concepção do jardim

É fundamental para o paisagista de jardim conhecer e identificar precisamente as plantas que especifica em seu projeto para que, quando de sua execução, a espécie plantada seja exatamente a mesma que a especificada. Para tanto, utiliza-se a identificação através do nome científico, de linguagem universal, derivado da taxonomia.

O fato de as plantas serem a base de nossa alimentação, farmacopéia, vestuário, moradia, etc. já obrigou o homem primitivo a nomeá-la. Para facilitar a comunicação, os gregos utilizaram o primeiro sistema binário de nomenclatura de plantas, que dava e elas nome e sobrenome. O ponto de partida do sistema hoje utilizado por nós deve-se ao naturalista sueco Carl Linnaeus (1707-1778), que publicou, em 1753, dois volumes da obra Species Plantarum. Esse trabalho enciclopédico reunia 5.900 espécies de 1.908 gêneros descritos em latim, agrupados conforme o número de suas partes florais.

A taxonomia classifica a planta segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, no qual estão expressas as regras a serem seguidas na escolha e seleção do nome que será utilizado para designar uma determinada planta, ou seja: os nomes normalmente são em latim; a nomenclatura de um grupo taxonômico é baseada na prioridade de publicação da primeira espécie descrita; o gênero é definido por uma palavra e a espécie por uma outra palavra; a terminação var (do latim varietas, que indica variedade) é utilizada para plantas de mesma espécie, com pequenas diferenças fisionômicas; a terminação cv (cultivar) é utilizada para plantas de mesma espécie, com pequenas diferenças fisionômicas induzidas artificialmente; algumas plantas são híbridas, e recebem um “X” entre o nome referente ao gênero e o referente à espécie.

Segundo os princípios da taxonomia, todas as plantas pertencem a uma dada Espécie; estas estão reunidas em Gêneros; estes, agrupados em Famílias; estas, em Ordens, que estão

Relacionados

  • Interpretação das culturas
    131537 palavras | 527 páginas