nomedesconhecido

974 palavras 4 páginas
ESCASSEZ E OS PROBLEMAS ECONÔMICOS
O problema econômico reside no fato de que os recursos disponíveis para a humanidade são escassos, mas as necessidades da humanidade são ilimitadas, o que implica em escolhas pela sociedade.
Entende-se por escassez “a situação em que os recursos são limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificar uma coisa por outra” MENDES (2004: 3). A escassez existe devido ao fato das necessidades humanas como alimentação, roupas, habitação etc. serem ilimitadas frente à disposição de recursos produtivos como fábricas, máquinas e equipamentos; ou seja, estes recursos são relativamente insuficientes para suprir as necessidades de toda uma sociedade. É importante observar que escassez não é sinônimo de pobreza. Pobreza significa ter poucos bens e escassez significa ter mais necessidades que o possível para satisfazê-la. Dentro deste contexto, a escassez é encontrada em todos os países, independentemente de rico ou pobre. Podemos afirmar que os Estados Unidos possui menos problemas que a Somália, por exemplo; porém, isso não neutraliza o problema da escassez para os americanos.

Devido

ao

problema da escassez as sociedades têm que efetuar uma “escolha” em como aplicar seus esforços nos recursos disponíveis frente as necessidade ilimitadas, surgindo, assim, o Custo de Oportunidade.
Para entendermos melhor a escassez podemos utilizar os seguintes exemplos práticos e cotidianos:
Dinheiro - imagine que uma pessoa, um pai de família, recebe R$
1.000,00 por mês, e destes, R$ 300,00 são dedicados às compras no supermercado; logo, esta pessoa deverá fazer escolhas do que comprar e em que quantidade comprar certos produtos, implicando em abrir mão de outros que ela desejava adquirir.
Tempo – imagine que você irá dedicar oito horas de estudo todos os finais de semana neste semestre, afinal de contas você é um

universitário. Para tanto, terá de abrir mão de outras atividades

Relacionados