Nome Aos Bois

Páginas: 4 (843 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2015
Nome aos bois

Por Carlos Pessoa
A expressão dar "nome aos bois" tem um sentido. Quem já teve a oportunidade de lidar com gado sabe bem disso. O boi não só tem nome como seacostuma e gosta de ser chamado por ele. Todas as vezes que ouço a expressão "é preciso dar nome aos bois" lembro-me de Rosca Seca, um aprazível lugarejo dos rincões de Minas Gerais, no município deAimorés, cidade fronteiriça com o Estado do Espirito Santo. Ali eu nasci e comecei a trabalhar com 8 anos de idade. Meu primeiro trabalho foi ser "candeeiro de bois". Naquela época na minha região não existiaoutro meio de transportes que não fosse de tração animal. Também não havia energia elétrica e a iluminação se fazia com lamparinas e lampiões.
Meu trabalho era bastante interessante e eu gostava deexecutá-lo. Levantava da cama por volta das 5 horas da manhã e ia ligeiro buscar os bois no pasto. Esta era a primeira tarefa do dia. Logo depois, os bois eram atrelados à canga e partíamos em busca damercadoria a ser transportada, que podia ser cana, feijao, arroz, milho, etc. Duas pessoas coordenavam os trabalhos dos bois. O "carreiro", que era o adulto, geralmente ia dentro do carro e o meninoque ia a frente dos bois. Para o carreiro, era importante fazer o carro "cantar". A técnica para isso era passar um chumaço de pano com querosene no eixo do carro para aumentar o atrito.
Normalmente ocarro de bois trabalhava com quatro juntas, ou seja, com oito bois posicionados dois a dois, ligados por uma canga. Todos tinham nomes. Alguns até nomes engraçados ou bem colocados, que pareciam comeles. Os que iam na frente eram chamados "bois de guia" porque a eles cabiam guiar o comboio. Era só seguir o menino, o candeeiro, que tudo dava certo. Os bois de guia eram muito parecidos uns com osoutros. Bois bem aparelhados, como se dizia na linguagem da época. Um se chamava Passeio e o outro Passagem.
O Passeio tinha um ritmo de trabalho constante, uniforme. Da origem ao destino, mantinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dando nomes aos bois pdf 1
  • bois
  • Bois
  • Bois ou levitas
  • boil over
  • boil over
  • Nome mais nome
  • sem nome

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!