Noitenataverna 130324215020 Phpapp02

1264 palavras 6 páginas
NOITE NA TAVERNA
Álvares de Azevedo
1878

RESUMO DA OBRA
 Noite na Taverna é uma narrativa
(novela ou conto) construída em sete partes. Mais do que pelos elementos romanescos e satânicos que a condimentam (violentação, corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia, assassinatos por vingança

PERSONAGENS
Solfieri, A mulher, Bertram, Ângela, A mulher do comandante, O comandante,
Gennaro, Godofredo Walsh , Laura, Nauza,
Claudius Hermann, A Duquesa Eleonora, O
Duque Maffio, Johann, Artur ou Arnold,
Geórgia, O Irmão.

NARRADOR
O livro inicialmente é narrado em terceira pessoa, onde apresentam os personagens na taverna, depois se torna em primeira pessoa com cada personagem contando suas historias.

LUGAR
Uma Taverna.
(Uma taberna (ou taverna) é, de uma forma geral, um lugar de negócios ou um bar onde pessoas vão para beber bebidas alcoólicas e onde também pode ser servido algum tipo de alimentação. A palavra deriva, pelo latim taberna, do grego ταβέρνα, que significa "abrigo" ou "oficina".)

TEMPO
O livro foi escrito tanto em tempo cronológico como em tempo psicológico. O tempo que decorre dentro da taverna é cronológico.
A partir do momento que os jovens começam a contar suas histórias, eles mergulham nas lembranças do passado e o tempo passa a ser psicológico.

UMA NOITE DO
SÉCULO
A primeira parte constitui uma espécie de apresentação do ambiente da taverna, da roda de bebedeira, de devassidão em que se encontram os personagens, do clima notívago e vampiresco. O tom declamatório anuncia a noitada e as história que estão por vir.

SOLFIERI
Solfieri decide contar sua história, conforme sugere Archibald, desejoso de histórias fantásticas, cheias de sangue e paixão. Conta, então, que uma noite, ao vagar por uma rua, em Roma, passa por uma ponte, quando as luzes dos palácios se apagam. Vê a sombra de uma mulher chorando, numa escura e solitária janela, parecendo uma estátua

BERTRAM
Bertram conta que, também, uma mulher, uma donzela de

Relacionados