noite

Páginas: 4 (834 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Noite

Noite, obra do autor Erico Veríssimo(Editora Globo, 130 páginas) escrita em 1954.

História contada em apenas uma noite, sendo o personagem principal não identificado por nenhum nome, étratado até o final da história como um desconhecido.
O livro inicia com a narrativa que um homem está caminhando desorientado ao anoitecer de um dia muito escaldante de verão, em uma esquinade uma grande cidade com muito movimento, possivelmente por ser final de expediente, há muitas pessoas e carros nas ruas , com pressa de retornarem para suas casas.
O Desconhecido tentadesesperadamente se lembrar quem é, onde está indo, porque está com tanta pressa, mas não lembra de nada , continua andando sem rumo pelas ruas e calçadas daquela cidade também desconhecida. Ele se observa emvitrines e não reconhece o terno que está vestindo, põe a mão num dos bolsos e retira um lenço e cheira. Sente um doce perfume feminino que vem do lenço pensa se é casado, não lembra se temesposa, não lembra seu próprio nome, se tem casa, onde seria sua casa.Ainda apalpando seus bolsos encontra uma carteira recheada de dinheiro e se questiona se poderia ter roubado de alguém. Desesperasse econtinua andando pelas ruas e calçadas ainda mais apressado, tendo a sensação de estar sendo seguido por alguém.
Sem memória e sem rumo, o Desconhecido entra num café para refugiar-se, e nestelugar há homem de baixa estatura que responde pelo apelido de Corcunda que passa a observá-lo assim que o Desconhecido entra e pede uma água. Corcunda aproxima-se e lhe oferece um retrato pintadonaquele momento o qual considera uma obra de arte e por isso quer cobrar uma pequena fortuna. Até naquele momento o Desconhecido não falara nenhuma palavra, aceita o retrato pintado e paga o valorsolicitado. Corcunda percebe que o homem tem muito dinheiro na carteira e notasse que este inicia uma amizade por puro interesse financeiro. Neste mesmo bar, Corcunda apresenta ao então já seu amigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • de noite
  • noite
  • Noites
  • A Noite
  • Dama noite
  • Uma Noite Inesquecível
  • Na noite escura
  • Noite adentro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!