NO O DE CULTURAS NAS CIENCIAS SOCIAS DENYS CHCHE

460 palavras 2 páginas
Antropologia - Prof. Tadeu.
A noção de culturas nas ciências sociais.
Denys Cuche – pag . 33 a 63

Entra o sec. XIX e nele surgiram como disciplina cientifica a Etnologia e a Sociologia.
Para Etnologia a dificuldade esta em pensar a diversidade da unidade. Percorrendo dois caminhos inversos e ao mesmo tempo, os fundadores da etnologia procuraram dar uma resposta para questão. O primeiro caminho privilegia a unidade e minimiza a diversidade, reduzindo a uma diversidade temporária, montando-se um esquema evolucionista. Já o segundo caminho da importância a diversidade, preocupando-se em demostrar que ela não é contraditória a unidade fundamental da humanidade. Para esta resolução usam a palavra “cultura” para explorar as diferentes respostas.
Taylor faz a primeira definição de “cultura” na etnologia, ele tinha uma concepção universalista. Reconheceu que a palavra “civilização“ remetia a constituição das cidades e preferiu trabalhar com o termo “cultura” por se tratar de uma palavra neutra que permitia pensar toda humanidade. Foi no México, que Tylor elaborou seu método comparativo de estudos de evolução da cultura, estabelecendo uma escala dos estágios da evolução da cultura.
Frans Boas tinha uma concepção particularista de “cultura”, ele observava os locais de origem das culturas primitivas. Para Boas a diferença entre grupos humanos é a ordem cultural. Ele abandonou o conceito de “raça” para explicações do comportamento humano e não utilizava generalizações que não pudessem ser demonstradas empiricamente. Fundou o método indutivo e intensivo de campo, tinha a etnologia como ciência de observação.
Willian G. Summer cria a palavra “Etnocentrismo”, e nela esta contida a visão de que “ O nosso grupo é o centro das coisas.”
A sociologia nasce na França como disciplina cientifica e ocupa todo espaço da pesquisa sobre sociedade humana anexando a etnologia como um ramo da sociologia. No inicio das pesquisas Francesas era usado o temo “civilização” para designar

Relacionados