NO ES B SICAS DE FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETA O 1 1 1

6120 palavras 25 páginas
CAPÍTULO 6

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

1.0. Conceitos e aplicações

“A fotogrametria passa a atender, não apenas, ao cartógrafo, mas a uma extensa série de técnicos ou especialistas, no amplo campo da fotointerpretação, dentro do qual, o engenheiro, o urbanista, o geólogo, o geógrafo, o oceanógrafo, o meteorologista, o agrônomo, o militar, o economista, etc”

1.1. Noções básicas sobre fotogrametria

A fotografia aérea é o resultado de um grande número de especificações, normas e cuidados relativos:

Ao avião, ou ao vôo em si; À câmara aérea e à lente; Ao filme; Às condições atmosféricas.

Figura 1. Detalhe de foto aérea em pb.
Figura 2. Detalhe de foto aérea colorida.
1.2. Classificação das aerofotos

A fotografia aérea recebe uma classificação decorrente de alguns critérios como:

A orientação do eixo da câmara (vertical e oblíqua);
O sistema ótico (simples ou múltiplo);
Além de outras particularidades (em preto e branco, colorida, infravermelha, a radar, etc.). Fotografia vertical: foi tirada com o eixo ótico na posição em que se deve aproximar o mais possível da verticalidade, é a fotografia normal. As outras são as oblíquas, que variam, entre si, conforme o grau de inclinação usado.

Quanto à ótica: pode ser simples, e é o sistema mais largamente utilizado na fotografia aérea. Há também o sistema múltiplo, que consiste de duas ou mais câmaras isoladas, montadas no sentido de serem obtidas imagens simultâneas em decorrência de ângulos entre os respectivos eixos óticos.

Fotografia colorida: tem, atualmente, um desenvolvimento incomum, não apenas devido à precisão, aliada a uma qualidade mais fiel possível das cores da natureza, mas ao processo desenvolvido da "cor-falsa", que as cores apresentadas, na fotografia, são convencionais, a fim de se conseguir uma separação nítida de elementos, como a vegetação, a água, o solo etc. São de notável aplicação na fotointerpretação.

Imagem a radar: resulta de uma combinação do

Relacionados