NO ALTO DA CERRA

Páginas: 11 (2675 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
João, Nando e Jayme decidem fazer a tarefa de férias do colégio — a leitura de A cidade e as serras — na casa de praia de Jayme, que apresenta uma incrível semelhança com o protagonista do romance. Mas um acidente faz com que os meninos fiquem perdidos na serra do Mar e tenham o livro como única distração. É através dele que os três vão mudar para sempre seu modo de entender a vida e uns aosoutros.

Dados biográficos essenciais do autor

José Maria Eça de Queirós nasceu em 25 de novembro de 1845, em Póvoa de Varzim. Quando pequeno, Eça foi entregue aos cuidados de uma modesta família. Aos 10 anos internaram-no no colégio da Lapa, no Porto. Entre 1858 e 1861 Eça fez uma série de exames de instrução que o habilitaram a freqüentar a Faculdade de Direito da Universidadede Coimbra, onde se formou humana e literalmente no seio da filosofia positivista e materialista da época.Em 1866, Eça enviou ao Teatro D. Maria I a tradução da peça de José Bouchardy, Philido. Nesse mesmo ano saiu, na Gazeta de Portugal, o seu primeiro escrito conhecido, intitulado Notas Marginais. Formado em Direito (1866), partiu para Lisboa, instalando-se na casa paterna. Pendendo sempre paraas letras, publicou, até fins de 1866, uma dezena de folhetins. Depois, começou a formar-se o grupo do Cenáculo, centro de convívio intelectual, em Lisboa.Eça de Queirós partiu para o Oriente a fim de assistir à inauguração do Canal de Suez. Dessa viagem resultou o livro O Egito, relato de suas experiências como repórter. O conselho de Lisboa. O conselho de Leiria nomeou-o administrador. Com aintenção de seguir carreira diplomática, entrou em concurso para cônsul de primeira classe, sido classificado em primeiro lugarEm 1872, partiu para Havana, e no ano seguinte, conheceu os Estados Unidos em missão oficial. Transferiu-se para a Inglaterra, onde começou a elaborar os seus primeiros grandes romances naturalistas: O Crime do Padre Amaro, e O Primo Basílio.Conheceu D. Emília Resende ecasou-se. Instalou-se definitivamente em Paris e passou a viver como burguês, dedicando-se ao lar, à família e a seus escritos.
Eça de Queirós falece aos 16 de agosto de 1900, em sua casa.

Resumo do enredo

Narrado por José Fernandes, o romance conta as atribulações de Jacinto de Tormes, fidalgo português nascido em Paris. Milionário e culto, Jacinto cerca-se de luxoe de inúmeros amigos influentes e superficiais. Mas nada o livra do tédio. Indo a Portugal para reformar o cemitério de seus antepassados na propriedade rural de Tormes, Jacinto se vê, para seu desespero, desligado da civilização que tanto preza. Com o tempo, acaba se apaixonando pelo campo, torna-se alegre, casa-se com Joaninha e decide ficar em Tormes.
Elementos estruturais danarrativa

Foco narrativo: Escrito em primeira pessoa, A Cidade e as Serras, como a maioria dos romances de Eça de Queirós, há um narrador-personagem, José Fernandes, o qual não se confunde com o protagonista da obra, Jacinto de Tormes. Este narrador coloca-se como menos importante do que o protagonista, como podemos perceber, por exemplo, no início da obra.Nos primeiros parágrafos do livro, onarrador, em vez de apresentar-se ao leitor, coloca-se em segundo plano para toda a descendência dos Tormes, até aparecer a figura de Jacinto. Além disso, dá-lhe tratamento diferenciado, parecendo idealizar Jacinto, na medida em que o chama de “Príncipe da Grã-Ventura”, conforme apelido estudantil do protagonista.
Exemplo: “O meu amigo Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contasde renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e de olival”.

Espaço: O espaço que predomina, é o espaço fechado. Grande parte da história acontece em um palacete nos Campos Elíseos, 202 em Paris. Uma casa bastante luxuosa, espaçosa, cheia de objetos, de modernidade, com uma biblioteca enorme e um elevador que ligava os dois andares do palacete.Quando Jacinto e José Fernandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cerra circular
  • a cidade e as cerras
  • alto
  • alto relevo
  • Barro Alto
  • Alto fornos
  • Aviso do alto
  • Partido Alto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!