Noçcoes de desenho

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
PARTE 1 – NOÇÕES GERAIS DO DESENHO TÉCNICO

1 O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Desde suas origens o homem comunica-se através de grafismos e desenhos. As primeiras representações queconhecemos são as pinturas rupestres, em que o homem representava não apenas o mundo que o cercava, mas também as suas sensações: alegrias, medos, danças...
Ao longo da história, a comunicação através dodesenho, foi evoluindo, dando origem a duas formas de desenho: um é o desenho artístico, que pretende comunicar idéias e sensações, estimulando a imaginação do espectador; e o outro é o desenho técnico,que tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões.
Em arquitetura, o desenho é a principal forma de expressão. É através dele que o arquitetoexterioriza as suas criações e soluções, representando o seu projeto, seja ele de um móvel, uma casas ou uma cidade.

1.1 O DESENHO TÉCNICO

O desenho começou a ser usado como meio preferencial derepresentação do projeto arquitetônico a partir do Renascimento, quando as representações técnicas foram iniciadas nos trabalhos de Brunelleschi e Leonardo da Vinci. Apesar disso, ainda não haviaconhecimentos sistematizados de geometria descritiva, o que tornava o desenho mais livre e sem nenhuma normatização. Um dos grandes avanços em desenho técnico se deu com a geometria descritiva de GasparMonge (1746-1818), que pesquisou e apresentou um método de representação das superfícies tridimensionais dos objetos sobre a superfície bidimensional. A geometria mongeana, como também é conhecida,embasa a técnica do desenho até os dias atuais.
Com a Revolução Industrial, os projetos das máquinas passaram a necessitar de maior rigor e os diversos projetistas necessitaram de um meio comum parase comunicar. Desta forma, instituíram-se a partir do século XIX as primeiras normas técnicas de representação gráfica de projetos. A normatização hoje está mais avançada e amadurecida.
O Desenho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • DESENHO
  • Desenhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!