Noções gerais de economia

Páginas: 10 (2265 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
1 NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA:
1.1.DEFINIÇÃO
A economia trata das relações do homem em sociedade, que o conduzem à satisfação de suas necessidades, ao seu bem estar, e dependem da posse de objetos materiais e serviço aptos a satisfazer seus interesses.
Para Alfred Marshall é a ciência que examina a parte da atividade industrial e social essencialmente consagrada a atingir e utilizar ascondições materiais do bem estar.
Em suma pode-se dizer que a economia preocupa-se em estudar as relações que se estabelecem entre os homens e o meio que fornece os bens relativamente escassos destinados a satisfazer suas necessidades.
Assim, esta focaliza os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens, estudando as variações e combinações na alocaçãode fatores de produção (terra, trabalho, capital e tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços dos bens e serviços.
1.2. NECESSIDADES ECONÔMICAS
O homem é um sujeito de necessidades, e necessidade neste conceito seria uma sensação de falta.
Assim, há necessidade compreende essa sensação de falta, aliada ao desejo de fazê-la desaparecer.
No sentido econômico, diz-seque a necessidade é tudo o que se deseja, seja um diamante, um vinho ou uma entrada para um show, por exemplo.
Como a atividade econômica tem por fim satisfazer essas necessidades. Estas constituem, por conseguinte, o motor central de todo o mecanismo econômico.
1.3. ESPÉCIES DE NECESSIDADES ECONÔMICAS:
a) Quanto à importância as necessidades são: Primárias, Secundárias e Terciárias:Necessidades Primárias: (o que é indispensável) são as necessidades que é necessário satisfazer com prioridade, que asseguram a sobrevivência do ser humano. Ex. (alimentação, saúde, vestuário e habitação).
Necessidades Secundárias:(o que é necessário)são aquelas que não ameaçam de imediato a vida das pessoas, relacionam-se com a qualidade de vida, são necessárias mas não são indispensáveis. Ex.(transporte e cultura – ler um livro, ouvir um CD, ir ao cinema).
Necessidades Terciárias (ou de Luxo):(o que é supérfluo) a sua satisfação pode ser considerada dispensável, estão associadas à idéia de luxo.Ex: roupa de alta costura, perfumes caros, automóveis de gama alta, bens alimentares de grande requinte.
Esta classificação é relativa tanto no tempo como no espaço. A Educação e a Instrução eramvistas como necessidades secundárias, mas hoje são absolutamente indispensáveis à sobrevivência do ser humano.
Igualmente, indivíduos que ocupam elevadas posições sociais têm necessidades de representação que, para eles, são fundamentais, enquanto, para categorias sociais mais baixas, são consideradas necessidades terciárias ou dispensáveis.
b) Quanto ao Custo as necessidades são:

NãoEconômicas: são as necessidades em que não é necessário despender qualquer quantidade de moeda ou de outra riqueza para a satisfazer. Ex: respiração – o ar não tem custos (recurso ilimitado).
Econômicas: são as necessidades em que é preciso despender moeda ou outra riqueza, ou ainda a trabalhar para a obter. São relativas a bens escassos.Ex: alimentação.
c) Quanto à Vida em Coletividade: Cadaindivíduo sente necessidades próprias, dada a natureza subjetiva de cada um. Mas pelo fato de vivermos em conjunto com outros indivíduos, as necessidades e os anseios dos grupos em que nos encontramos integrados refletem-se em nós. Por exemplo, podemos refletir necessidades do grupo socioprofissional, do bairro, do concelho, do país, em que estamos integrados.
Necessidades Individuais: são aquelas quedizem respeito à própria pessoa, independentemente de viver em colectividade (ex: alimentação).
Necessidades Coletivas: são aquelas que atingem toda a comunidade e resultam da vida social (ex: necessidade de transporte, segurança, justiça, comunicação, etc).
d) Quanto ao tempo:
Necessidades Presentes – de satisfação imediata;

Necessidades Futuras – de satisfação mediata.

e)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Noçoes gerais de economia
  • Noções gerais
  • Noçoes gerais
  • Noções de Economia
  • NOÇÕES DE ECONOMIA
  • Noções de economia
  • Noções de Economia
  • noçoes de economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!