Noções de ruído

Páginas: 9 (2206 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2013
CST EM SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO DE VERÃO
NOÇÕES DE DOSIMETRIA DE RUÍDO

PROFESSORES: Eneluzia Lavynnya Corsino de Paiva China
Luciano Costa Figueiredo

SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e acapacidade de trabalho individual.
____________________________________________
* SOM
Se perguntar a um indivíduo o que é o som, ele responderá: “Som é tudo aquilo que nós ouvimos”, conforme pesquisa de Davis (1970 apud Russo, 1997).
O termo “som” é utilizado para as sensações prazerosas, como música ou fala; mas, para ser percebido, é necessário que esteja dentro de uma faixa de freqüênciacaptável pela orelha humana. Esta faixa de audição compreende a área de freqüências de 20 a 20.000 Hz.
Ele é definido como variação de pressão atmosférica dentro dos limites de amplitude e banda de freqüências aos quais a orelha humana responde. É uma modificação de pressão que ocorre em meios elásticos, propagando-se em forma de ondas ou oscilações ‘’’mecânicas longitudinais e tridimensionais, queproduz uma sensação auditiva. Um ruído é apenas um tipo de som, mas um som não é necessariamente um ruído.
Almeida et al. (1995) relata que, em 1978, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu ruído como sendo um fenômeno acústico dissonante ou anárquico, aperiódico e indesejável; mistura de sons cujas freqüências diferem entre si por valor inferior à discriminação em freqüências daorelha. O ruído é uma onda sonora aperiódica e, sendo assim, é muito difícil ou quase impossível prever a forma da onda em um intervalo de tempo, a partir do conhecimento de suas características, durante outro intervalo de tempo de igual duração. O movimento vibratório de uma onda aperiódica como o ruído ocorre ao acaso, é aleatório e, por esta razão, imprevisível.
A presença do ruído em umambiente de trabalho pode lesionar o sistema auditivo dos trabalhadores e causar perda da audição, quando os níveis são excessivos . No início o dano prejudica a audição nas freqüências mais altas, em torno de 4.000 Hz, e depois afeta progressivamente as freqüências mais baixas. Os indivíduos só percebem esta perda, que é irrecuperável, quando são afetadas as freqüências da conversação, o queprejudica sua relação com as demais pessoas.
O risco de perda auditiva varia de pessoa para pessoa e começa a ser significativo quando o trabalhador é submetido continuamente a um nível de exposição diária ao ruído superior a 80 dB(A).
Além da perda da audição, o ruído pode causar problemas cardiovasculares e digestivos. Níveis elevados de ruído podem provocar transtornos do sono, irritabilidade ecansaço. O ruído também diminui o nível de atenção e aumenta o tempo de reação do indivíduo frente a estímulos diversos e isso favorece o crescimento do número de erros cometidos e de acidentes que repercute negativamente na qualidade e produtividade.
A avaliação do ruído deve ser feita com medições que devem considerar o nível de ruído e o tempo de exposição do trabalhador. Os métodos de avaliação doruído, as características dos equipamentos de medição, bem como os métodos de calibração dos equipamentos constam na norma de higiene ocupacional da FUNDACENTRONHO 01/2001.

* ORIENTAÇÃO PREVENTIVA BÁSICA

O nível de exposição diário ao ruído deve ser mantido abaixo de 80 dB(A). Isto se consegue através do isolamento das fontes de ruído, colocação de barreiras acústicas, aumento da absorçãode paredes e tetos, ou diminuindo o tempo de exposição do trabalhador.
Em alguns casos, mesmo após a adoção de todas as medidas de prevenção e controle, é possível que seja necessário, ainda, o uso de protetores auditivos. Nesse caso, de acordo com Norma Regulamentadora 6 da Portaria 3214/78, os protetores devem possuir o Certificado de Aprovação (CA) que garante a atenuação adequada e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ruidos
  • Ruídos
  • Ruidos
  • Ruidos
  • ruidos
  • ruido
  • Ruídos
  • Ruidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!