Noções de qualidade das águas: Parâmetros e requisitos de qualidade e poluição

Páginas: 17 (4188 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Noções de qualidade das águas

A qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e da atuação do homem. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade da água é função do uso e da ocupação do solo na bacia hidrográfica. Tal se deve aos seguintes fatores:

Condições naturais: Como a incorporação de sólidos em suspensão ou dissolvidos, que ocorrem mesmo que a bacia esteja totalmentepreservada. Neste caso a cobertura e a composição do solo têm muita influência.

Interferência do homem: Através da geração de despejos domésticos ou industriais, na aplicação de defensivos agrícolas no solo, etc. Portanto, a forma que o homem usa e ocupa o solo tem uma implicação direta na qualidade da água.

Em contraposição à qualidade existente de uma determinada água, tem-se a qualidadedesejável para esta água. A qualidade desejável para uma determinada água,é em função do seu uso previsto.

A água na natureza

Apenas 0,8% da água disponível, pode ser usada mais facilmente para abastecimento público. Desta pequena fração de 8,0%, apenas 3% apresentam-se sob forma de água superficial, de extração mais fácil. Estes valores ressaltam a grande importância de se preservar os recursoshídricos da Terra, e de evitar a contaminação da pequena fração mais facilmente disponível.

Ciclo hidrológico
Nesse ciclo, distinguem-se os seguntes mecanismos de transferência da água:

- Precipitação
Compreende toda a água que caui da atmosfera na superfície da Terra.

- Escoamento superficial
A precipitação que atinge a superfície da Terra tem 2 caminhos a seguir: Escoar na superfícieou infiltrar no solo. O escoamento superficial é responsável pelo deslocamento da água no solo formando lagos, rios. A quantidade de água que escoa depende da intensidade da chuva e da capacidade de infiltração no solo.


- Infiltração
A infiltração corresponde a água que penetra no solo formando lençóis d’água. Um solo com vegetação
É capaz de empenhar melhor as seguintes funções: Menosescoamento superficial, mais infiltração, menor carreamento de partículas do solo para os cursos dágua.

- Evapotranspiração
A transferência da água para o meio atmosférico se dá através da evaporação (transferência da água do estado líquido para o gasoso) e da transpiração (a água é transferida para as folhas e então evapora).


A água e o homem

Usos da água

São os seguintes osprincipais usos da água:
Abastecimento doméstico, abastecimento industrial, irrigação, dessedentação de animais, aqüicultura, preservação de fauna e flora, recreação e lazer, harmonia paisagística, geração de energia elétrica, navegação, diluição de despejos.
Abastecimento doméstico e industrial, estão freqüentemente associados a um tratamento prévio da água, face aos seus requisitos de qualidade maisexigentes. Pode-se considerar que o uso mais nobre seja representado belo abastecimento de água doméstico, o qual requer a satisfação de diversos requisitos de qualidade. O uso menos nobre é a diluição de despejos.
Alguns dos usos da água permitem interpretações conflitantes com relação aos seus objetivos. A utilização de uma água para preservação da fauna e flora possui uma dimensão bem ampla.Ciclo do uso da água

Além do ciclo da água no globo terrestre, existem ciclos internos em que a água permanece em sua forma líquida, mas tem suas características alteradas em virtude da sua utilização.
- Água bruta: Águas retiradas do rio, lago, ou lençol, possuindo uma determinada qualidade.
- Água tratada: Após a captação, a água sofre transformações durante seu tratamento para seadequar aos usos previstos.
- Água usada (Esgoto bruto): Despejo líquido
- Esgoto tratado: Visando remover os seus principais poluentes, os despejos sofrem tratamento antes de serem lançados no corpo receptor.
- Corpo receptor: O poluente, após tratamento, deságua no corpo receptor, que, face à destrição e mecanismos de autodepuração, a qualidade da água volta a sofrer modificações.

É papel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parâmetros de qualidade da água
  • Qualidade da água
  • Parametros Químicos da Qualidade da Água
  • Parâmetros indicadores da qualidade da água
  • Parâmetros da Qualidade da água (legislações)
  • Parametros de qualidade de agua
  • Requisitos de qualidade da água
  • Determinação de Parâmetros Indicadores de Qualidade da Água Determinação de Parâmetros Indicadores de Qualidade da Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!