Noções de imposto, encargos sobre compra e venda de mecadorias

Páginas: 4 (901 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 fundamentação teórica 43 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho estará explicando sobre as noções de impostos (iCmS, IPI, ISS) e encargos (PIS, COFINS), sobre a compra e venda de mercadorias, seguindo asleis, que baseia-se em impostos cobrados pelo governo, em cima pessoas físicas e jurídicas, empresa e indústrias. Também cada sigla acima, estaremos dizendo seu significado e explicando-as.



2fundamentação teórica
ICMS(IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS): É um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações deserviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica. Também sobre a entrada de mercadorias importadas e serviços prestados no exterior. O fato gerador é a saídada mercadoria do estabelecimento do contribuinte, fornecimento de refeições, prestação de serviços de transporte, entre outros. Cada Estado da Federação tem liberdade para adotar regras própriasrelativas à cobrança desse imposto, respeitados os requisitos mínimos fixados na Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional. A contabilização do ICMS torna-se muito simples a partir do momentoem que você passa a conhecer o mecanismo que envolve a sua incidência sobre as operações de compras e de vendas de produtos.

IPI(IMPORTO SOBRE PRODUTO INDUTRIALIZADO):É um imposto de competênciafederal. Por incidir sobre produtos industrializados, é devido pelas empresas industriais e por algumas empresas a elas equiparadas. Nem todos os produtos industrializados ou operações estão sujeitosao IPI. Ao contrário do ICMS, é considerado Imposto por Fora, o que significa que seu valor é calculado aplicando-se uma alíquota sobre o preço dos produtos; depois, os dois valores são somados. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impostos sobre vendas e compras
  • Impostos sobre compras de mercadorias
  • Imposto sobre Vendas
  • Impostos e taxas sobre vendas
  • APONTAMENTOS SOBRE A COMPRA E VENDA
  • ICMS Sobre compras e vendas
  • Tributos sobre compra e venda mercantil
  • Resumo sobre Contratos de Compra e Venda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!