Noções básicas do tratamento de urgências e emergências

Páginas: 13 (3003 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
Detecção do problema
A comunidade da UBS Vila Aparecida carece de informações sobre primeiros socorros, sendo assim, em contato com algumas situações recorrem a práticas da medicina popular. Tais práticas podem não só serem ineficazes, como aumentam o dano. Assim, a falta de conhecimento para detectar a gravidade do estado de um paciente pode acarretar em falta das ações necessárias para umtratamento em tempo hábil.

Justificativa
As justificativas para a realização do projeto são referentes ao baixo nível de escolaridade, a distância do pronto socorro, nem todos os moradores possuem carro e há falta de disponibilidade de ambulancias na região para atender com eficiência à todas as ocorrencias

Objetivos do projeto
Os objetivos almejados com este projeto de intervenção são:ensinar noções básicas de primeiros socorros aos moradores da comunidade, com a finalidade de proporcionar aos participantes do curso conhecimento, técnicas de suporte básico e primeiros socorros, ressuscitação cardiopulmonar ( RCP ), por meio de ensinamentos teóricos e treinamentos práticos realizados com materiais e equipamentos adequados que estejam dentro dos recursos fornecidos.

Adquiridosesses conhecimentos teóricos e práticos, os moradores terão capacidade de eventualmente prestar socorros a alguém, de modo que, preservem a vida do acidentado, visando amenizar o sofrimento e acima de tudo, controlar a situação, minimizando tumultos e desesperos, tendo segurança para executar de forma correta cada passo e, por fim, evitando alguma ação que agrave a situação física do acidentado.Público-alvo

O público-alvo do projeto é focado nos agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde Vila Aparecida

Recursos

Os recursos para elaboração do projeto de pesquisa buscam encontrar soluções para resolver o problema com suas ferramentas. Tais como guias de estudos, para ser feito um planejamento da pesquisa; levantamento da Literatura para analisar estudos existentes;. Autilização de uma apostila com a finalidade de prover um suporte teórico e visual.

Estratégias Utilizadas

Para execução de nosso projeto de intervenção dividiremos nossos conhecimentos adquridos nas aulas eletivas de primeiros socorros, ministradas pelo professor Paulo Amorin no Centro Universitário São Camilo no curso de Medicina, com as ACS e demais interessados para que estes possamrepassar este conhecimento para a comunidade.
Para a melhor compreesão dos conteúdos abordados será utilizada uma apostila guia, que conterá os aspectos abordados no projeto de intervenção.
Esta apostila, em anexo, consta de esclarecimentos das diferenças entre Acidente Vascular Cerebral(AVC), Parada Cardiopulmonar, e Hipoglicemia, também consta dos procedimentos padrão do protocolo da AmericanHeart Association, e recomendações sobre primeiro atendimento em acidentes domiciliares como trauma com sangramento, amputação, mordedura de cachorro, quedas, queimaduras e o engasgo.
A ministração será dada na sala de grupos, será distribuida uma apostila por pessoa, no limite maximo de 10 pessoas por grupo. Será utilizado imagens e videos para explanação dos processos, além de simulações práticasdo RCP.
O material utilizado para o projeto será o seguinte:

Acidente Vascular Cerebral(AVC)

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, pode ser de dois tipos:

a) Acidente Vascular Isquêmico falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas maisvelhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
b) Acidente Vascular Hemorrágico
sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.

Sintomas do AVC

a) Acidente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRATAMENTO DE RESÍDUOS EM UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
  • Urgencia e emergencia
  • Urgencia E Emergencia
  • urgencia e emergencia
  • urgencia e emergencia
  • A urgência e emergência
  • urgência & emergência
  • urgencia e emergencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!