nnbgfff

441 palavras 2 páginas
Pesquisa Científica e Evolução Social
A evolução social, assim nos parece, o movimento de uma sociedade em direção a um ideal de vida. Viver é o desafio de sempre, mas o homem espera viver hoje com meios mais cômodos do que nos outros períodos da história. O ideal de vida não e igual em todos os tempos, mais reflete um conjunto de condições que as sociedades vão construindo durante a história. Hoje em dia, o progresso social está associado ao oferecimento de moradia decente, escolarização básica, tratamento da saúde, alimentação saudável, lazer e posse de bens de consumo duráveis: eletrodomésticos, veínculos, computador etc. Esse ideal de vida foi concebido no seio da cultura ocidental e corresponde ao modo de vida da sociedade européia ou norte-americana neste início de terceiro milênio.
Desenvolvimento social, não é pois uma etapa para se alcançar de modo definitivo e completo. Ao contrário, a dinâmica da vida faz emergirem novos desafios, como o é em nossos dias aquacionar as alterações do meio ambiente de modo a permitir que novas gerações continuem a dispor de padrões avançados de consumo em espaço natural capaz de dar suporte á vida.
Na idade moderna, o processo de produção da tecnologia foi alterado por uma nova visão de realidade, filósofos e cientistas tratam da realidade de modo diverso do empregado na idade média. Trata-se de valer-se da razão, mas sobremodo da razão guiada pela experiência. Na modernidade não se afasta da nova Física.
Desde então, criou-se uma tradição de se associarem os resultados da pesquisa científica e da posse das novas tecnologia ao desenvolvimento social. O prestígio adquirido pela ciência desde o início da modernidade propiciou que as pesquisa científica passasse a fazer parte das principais sociedades do mundo ocidental e também contribuindo para se chegar a tecnologias sofisticadas que libertam o homem de varias tarefas.
A filosofia durante a modernidade estabeleceu pontos de aproximação e afastamento da ciência. Ao

Relacionados