nmatoides

307 palavras 2 páginas
Introdução

Os nematoides são os mais abundantes na natureza. Tem grande sucesso evolutivo, e na natureza tem grande adaptação formando assim seu estar bem sucedido e mais sua permanênciafrequente em diversos ambientes. Estão na água doce, na água salgada e no mar. Há grande variedade na diversidade de espécies. Eles geralmente são pequenos, neste trabalho abordamos os diversos meios de suavida e produção além de mostrar as influencias que este pode acarretar a vida humana. São eles minúsculos organismos. Os nematoides são os maiores causadores das pestes nas plantações brasileiras,arroz e mandioca são as principais vítimas.

Desenvolvimento

Os nematoides são vermes, de corpo cilíndrico ou arredondado que dão inúmeras perdas para o setor agrário no mundo inteiro. Às vezes asfêmeas se tornam obesas, tendo a aparência de uma maça, por exemplo. Vivem tanto no solo como na agua, comem algas, fungos, bactérias. Vivem em qualquer lugar, em geral, mas sempre tem grandesensibilidade a variações hídricas. Há a exceção, algumas espécies se adaptam bem sobrevivendo meses até um ano em ambiente secos. A temperatura baixa os mata ou os dificulta a vida.
Causam doenças aohomem, prejudicam principalmente órgãos do aparelho digestivo, temos como exemplo a lombriga de intestino. Temos também o verme responsável pelo amarelão, o Necator americanus. Temos inúmeros agressoresao homem, o causador da elefantíase, o agente da oxiúrose infantil, e a serpente de fogo parasita subcutâneo da perna principalmente.
Afetam também a criação de gado, cabras, aves, ovelhas, entreoutros animais. Eles (os nematoides) são em geral provedores de doenças que mudam a forma de como o ser vive.
São como Deus, estão em todos os lugares. Em geral não há lugar perto de nossa casa emque não haja um nematoide, todos eles estão em algum ecossistema, sempre afetando ou as vezes influenciando positivamente o cultivo de algumas culturas.
Os nematoides estão associados a uma

Relacionados