nkjuhj

751 palavras 4 páginas
Civilização Isâmica

A civilização islâmica desempenhou um importante papel na história da matemática não só por ter preservado a sabedoria antiga, mas também por tê-la desenvolvido. A matemática foi utilizada por sábios islâmicos para fins religiosos como a elaboração do calendário.

A influência da civilização islâmica estendeu-se em grande medida a todos os dominios: ciências, artes, filosofia, ... A Espanha foi um meio importante e o principal centro de difusão desta civilização.
Arte Islâmica

Existem numerosas representações de figuras de animais na arte Islâmica, que surgem subretudo em contextos não religiosos.
As principais fontes da doutrina Islâmica são o Alcorão e os ditos do profecta Muhammad.
As religiões desempenham um importante papel no desenvolvimento da arte Islâmica.
Neste dominio enquadra-se evidentemente a religião muçulmana, mas também outras religiões que os árabes encontram nas conquistas de territórios.

Técnicas da arte Islâmica

A arqitéctura manifesta-se de diversas formas no mundo Isâmico: mesquitas, madrassas (escolas religiosas), edificios caraterísticos dos países de tradição Islâmica.

Forma de vestir:
Véu - o seu uso simboliza a elevação espiritual da condição feminina o seu rosto foi-se tornando anónimo. Para os fundamentalistas, o véu torna-se uma arma de controlo da exclusão da mulher, privada de escolha quanto à sua própria forma de vestir. Muitas mulheres muçulmanasnpassaram a reivindicar o uso do véu, tanto no Médio Oriente quanto na Europa, como uma afirmação de sua identidade religiosa e como um acto de resistência cultural.

Turbante - concedia aos homens a sacralização da cabeça.

Túnicas negras.

Rituais, costumes e cultos
Os antigos Beduinos perfumavam a sua tenda - xador - com incenso para seduzir a sua futura noiva. A jovem, por sua vez, ao permitir ali entrada de um pretendente, estava consentindo no casamento. Envolta em túnicas negras da rejião do

Relacionados