Njvckj

383 palavras 2 páginas
Dissertar é, o mesmo que, desenvolver, explicar, analisar contextos, dados e fatos. Com isso, temos a oportunidade de discutir e argumentar um determinado assunto, utilizando-se da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas. Quando se tem um texto que, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
A elaboração de textos dissertativos requer domínio da modalidade escrita da língua, desde a questão ortográfica ao uso de um vocabulário preciso e de construções sintáticas organizadas, além de conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica diante do assunto.
O texto deve ser produzido de forma a satisfazer os objetivos que o escritor se propôs a alcançar e, contendo uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Introdução: Deve apresentar as questões a serem abordadas, no texto e, iniciar a formulação de teses, sobre o assunto, que serão discutidas e aprovadas no texto.
Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.
Conclusão: Momento final do texto, retomando partes de tudo o que foi dito, a conclusão visa expor uma avaliação final do assunto discutido.
Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser

Relacionados