niveis de planicao no contesto do PEA

306 palavras 2 páginas
Introdução
A pratica de ensino mostra o que acontece na escola com experiencias da aprendizagem faz parte do currículo previsto para esse nível, classe ou tipo de ensino. O professor na sua planificação, desempenha, nesse sentido, o papel de quem operacionaliza e concretiza no terreno a sua planificação anteriormente feita a níveis acima dele.

Níveis de Planificação do PEA
Para agente dos níveis de planificação do PEA primeiramente temos que ter em o que, do que se trata, ou por outra devemos saber o que é planificação. Planificação é um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, visando atingir determinados objectivos.

Objectivos
Especificar o que se ao nível de Planificação Central do PEA.
Explicar em que consiste a planificação.
Identificar os elementos constantes nos modelos de plano de aula que normalmente são utilizadas pelos professores.
Planificar, ao nível de uma escola, obedecendo a um modelo de plano de aulas apropriados e definidos pelos elementos do grupo de disciplina, da classe, etc.
Conforme a figura a seguir, a planificação do processo de ensino e aprendizagem realiza-se em dois níveis fundamentais: central e do professor, passando por um nível intermediário, o da planificação pela escola.

Níveis de Planificação (Planificação Curricular) Nível de Planificação pelo professor

Ao nível central, a planificação curricular é feita para todos os níveis e graus de ensino-aprendizagem (ao nível da nação) e, na base disso, procede-se a definição do perfil da saída do nível/grau, curso, disciplina, ano, etc. a partir do qual se faz:
A definição de objectivos, conteúdos e métodos gerais.
A distribuição destes pelos anos (semestres trimestres, etc.) e pelas unidades do Processo de Ensino e Aprendizagem
A elaboracao dos programas detalhados por disciplina.
Com base nos programas detalhados, elabora-se o nível do aluno, o manual do professor e outros meios de

Relacionados