ninjutso

2856 palavras 12 páginas
Estratégias para Leitura: Inglês Instrumental.

São muitas as publicações na área de inglês que propõem estratégias para auxiliar no melhor aproveitamento na leitura de um texto. Scanning, prediction evocabulary guessing são estratégias, em geral, bem conhecidas por professores de línguas.

Os dois principais objetivos de tais estratégias são: induzir o aluno a compreender o texto da melhor forma possível e modificar a atitude do aluno em relação ao texto.

Na verdade, e em se considerando certos cenários de sala de aula, essa mudança na postura do aluno é, em minha opinião, o grande trunfo das estratégias em questão. A intenção deste artigo é discutir a importância de tais estratégias no ensino de inglês instrumental na faculdade.
Se levarmos em conta a realidade de muitas salas de aula em faculdades, são muitos os obstáculos a serem vencidos: em classes mistas, há a questão do nível de dificuldade do texto a ser apresentado (já que o texto pode ficar fácil demais ou difícil demais). Há o medo de que uma avaliação (obrigatória em muitas instituições de ensino) possa “desmascarar” o aluno em sua “ignorância” e uma descrença generalizada de que uma aula de inglês possa realmente contribuir para seu aprendizado (seja porque já saibam a língua, seja porque acreditem que isso é função da escola de idiomas). Porém, o que realmente salta aos olhos, e que, em minha opinião, impede que a grande maioria consiga, ou até mesmoqueira, ler um texto em inglês, é o fato de que muitas pessoas chegam ao primeiro dia de aula já tendo decidido que não sabem ou não têm facilidade com a língua inglesa.

Em vista disso, o professor se vê diante do fato de que sua aula envolve muito mais de psicologia que talvez pudesse antecipar. E, por esse mesmo motivo, as estratégias ganham novo significado. Não só vão ajudar o aluno a aproveitar o texto cognitivamente, mas podem ajudá-lo a ‘aproveitar’ o texto no seu sentido mais lúdico.

Explico: as estratégias podem ser utilizadas para

Relacionados

  • historia do ninjutso
    326 palavras | 2 páginas