Ninguém Nasce Moral

Páginas: 4 (974 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
Trabalho de Filosofia
“Ninguém Nasce Moral”
1. Aprender a Autonomia
Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. Para isso a pessoa não pode ser egocêntrica. É necessário ointermédio de agentes culturais para desenvolver a inteligência, afetividade e moralidade. Esses agentes culturais seriam os pais, professores, adultos em geral.
Do ponto de vista moral, a educação começapela heteronomia, ou seja, a aceitação das regras impostas, até que possa alcançar a autonomia, que é a capacidade de decidir por si mesmo.
2. A teoria de Piaget
O psicólogo suíço Jean Piagetelaborou a teoria conhecida como psicologia genética. Segundo essa teoria, não há inteligência inata, a gênese da razão, da afetividade e da moral avança progressivamente em estágios sucessivos. Sua teoriaé chamada de construtivista, já que o saber é construído e não imposto. Segundo Piaget, são quatro os estágios do desenvolvimento mental:
a) Estágio sensório-motor
Nesse estágio predomina odesenvolvimento das percepções sensoriais e dos movimentos. Esse estágio vai do momento do nascimento do bebê aos dois anos.
O bebê não se vê como um ser individual, para ele não há uma diferenciação entreele e o mundo. E na vida do bebê não há regras, leis ou normas.
b) Estágio intuitivo ou simbólico
Esse estágio vai dos dois aos sete anos e é caracterizado pelo uso da intuição. Por mais que elastenham experiência, usam a intuição. A criança é centrada nela mesma, em satisfazer somente seus desejos e vontades e não consegue seguir regras até os quatro anos, onde ocorre uma melhor aceitaçãodestas.
c) Estágio das operações concretas
Esse estágio vai dos sete aos doze anos e é o mais longo. A criança começa a se basear em fatos concretos e em objetos, e não em hipóteses. A lógicapassa a ser operatória e não mais intuitiva. A força do egocentrismo diminui e há nesse estágio a formação de laços afetivos. Ou seja, é nesse estágio em que se formam as amizades e inimizades....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ninguém nasce moral
  • ninguém nasce moral
  • ninguem nasce moral
  • ninguem nasce moral
  • Ninguém nasce moral
  • ninguém nasce moral
  • ninguém nasce moral
  • Fichamento ninguem nasce homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!