Nilza Mono Formatada

16494 palavras 66 páginas
1

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PESQUISA

Tema: CENTRO CULTURAL INDÍGENA “A CASA DO ÍNDIO”
Pesquisadora: Nilza Escudero Passos
Orientador: Profº. Emmanuel de Oliveira

2

INTRODUÇÃO

Esta monografia constitui-se no Trabalho Final de Graduação do Curso de
Arquitetura e Urbanismo da UNIDERP e trata-se de uma das exigências para a obtenção do Título de Arquiteto e Urbanista.
Como tema para este trabalho final de graduação, optei por: Centro
Cultural Indígena Terena: “A casa do Índio” para Campo Grande – MS. Essa será a casa da cultura indígena, um abrigo que atenderá às atividades culturais indígenas, como a dança, o artesanato até as técnicas construtivas.
A arquitetura autóctone1 dos povos indígenas no Brasil é um patrimônio cultural e um direito dos povos ameríndios ainda existentes, possuindo elementos materiais e simbólicos que se reproduzem, atualizam-se e se reinventam em territórios e espaços de vida primitiva contemporâneos. Neste início de século, quando se está revisando conceitos e princípios da sociedade moderna, tecnologias tachadas como “primitivas” vêm contribuindo como referências para um futuro mais sustentável em diversas áreas do conhecimento sobre aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, pois trazem uma visão de mundo mais integral na relação entre o homem e a natureza.
Todas estas pesquisas relacionadas a este trabalho e as informações apresentadas no mesmo vão servir de fonte para a elaboração do projeto final de graduação acima citado, servirão também para entender melhor a cultura da etnia
Terena e sua arquitetura, na relação que se estabelece entre esta cultura e o espaço construído. A intenção deste projeto é a criação de um espaço arquitetônico para os indígenas Terena, onde os interesses mais evidentes são suas manifestações artísticas e culturais.
Atentando para a contextualização físico-espacial da comunidade; descrição dos sistemas, técnicas e materiais construtivos; de modo a interpretar
1

Autóctone – (Do grego: auto,

Relacionados

  • Políticas públicas, sustentabilidade social e povos indígenas
    50132 palavras | 201 páginas