Nildo campolongo

428 palavras 2 páginas
NildoNido Campolongo
“Meu pai tinha uma tipografia, na época em que a produção gráfica era manual, pois não se trabalhava com offset. Cresci com ele trabalhando com papel. Desenhávamos letra por letra, com as famosas máquinas chamadas MINERVA. Aos 17 anos, com a crise da tipografia, fui buscar alternativas para sair da competição com as gráficas grandes.". E foi assim que Nido começou sua jornada pelo mundo sustentável.

Nido nasceu em 1955, trabalhou com seu pai desde pequeno e quando entrou na faculdade de engenharia civil, no meio do curso começou a fazer aulas de desenho e passou a fazer sacolas de papel para ajudar seu pai com as gráficas concorrentes.

Trabalhou com projetos de capacitação profissional para moradores de albergues e pacientes com transtorno psíquico.

Em 82 continuou trabalhando com as sacolas, porem resolveu produzir peças para empresas de design, que sempre teve paixão nessa área também. Ele criava folheto, folders, fazia comunicação visual. Criou a primeira sacola da marca Fórum. Com as sobras das suas próprias criações ele começou a fazer tecidos de papel, que foram usados para decorações de interiores.

Para Nido, as questões como sustentabilidade e o trabalho com a reciclagem, fazem parte do seu DNA.

Foi assim que assim que bancos, mesas, tecidos, luminárias e cenários inteiros passaram a ser criados a partir do papel, tornando Nido conhecido por seu trabalho relacionado aos assuntos ligados ao meio ambiente.

Hoje Nido foca-se na produção de Mobiliário e pinturas. Além disso, procura disseminar a ideia de sustentabilidade através de parcerias com empresas e instituições, difundindo a importância do reaproveitamento de matérias.

Nido Criou em 1994 a galeria do Papel com a ideia de expor não somente seus trabalhos mas sim de outros artistas também. Porém a falta de tempo fez com que Nido a fechasse.

O artista também trabalha com Ongs,cooperativas, presídios e instituições. Visando a inclusão social dessas pessoas.

Relacionados