NILCE CELULAS TRONCO

Páginas: 2 (332 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
As pesquisas com células-tronco embrionárias tornaram-se uma das maiores controvérsias morais e políticas da atualidade. O principal problema ético apontado pelos que condenam as pesquisas com ascélulas-tronco embrionárias é de que as técnicas empregadas para obtê-las implicam na destruição do embrião humano.
Se os pesquisadores descobrirem de que modo se promove a diferenciação dascélulas-tronco embrionárias nos tipos específicos que o organismo estiver necessitando, diversas doenças poderão ser tratadas mais eficientemente, melhorando a qualidade de vida de muitos doentes. Por exemplo,se uma pessoa sofreu um acidente automobilístico e ficou tetraplégica devido a uma lesão medular, a terapia com células-tronco poderia possibilitar uma regeneração parcial ou total do tecido lesado,com a recuperação das funções perdidas.
Células-tronco também são encontradas na placenta, no sangue do cordão umbilical e em praticamente todos os tecidos do corpo: mas elas parecem ter menorcapacidade de diferenciação e especialização do que as células-tronco embrionárias. Essas células são denominadas células-tronco adultas, com destaque para as hematopoiéticas, localizadas na medula ósseavermelha, e que têm sido muito utilizadas no tratamento de doenças como a leucemia, por exemplo.
A maior capacidade de diferenciação das células-tronco embrionárias é um dos argumentos usados nadefesa de sua pesquisa: a compreensão dos mecanismos desse processo poderia contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas que também aumentassem a capacidade de diferenciação das célulastronco-adultas. Por outro lado, os que são contrários às pesquisas com embriões afirmam que já foram realizadas várias experiências demonstrando que as células tronco-embrionárias são instáveis e com tendênciaa produzirem tumores que crescem de maneira desordenada, formando diversos tecidos e que têm tendência à malignidade.
É preciso que estejamos cientes dos limites terapêuticos da utilização das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Células Tronco
  • Celulas tronco
  • Celulas-tronco
  • Celulas tronco
  • Células-tronco
  • celulas tronco
  • celulas-tronco
  • células troncos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!