Nijinsky . estudo1

1132 palavras 5 páginas
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 2002
Apontamentos Iniciais para um Estudo a partir do trabalho de © José Luiz Martinez - São Paulo - Agosto de 2000
Projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e a Faculdade de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP.

Como ruptura e início da Dança Moderna no Ocidente será analisada a composição Sagração da Primavera, de Igor Stravinski, e a coreografia de Vaslav Nijinsky. Serão ainda estudados outros coreógrafos contemporâneos significativos, como Merce Cunningham, Anne Teresa Keersmaeker e Trisha Brown (em especial os ciclos musicais) . Cunningham, especialmente por sua colaboração com John Cage e sua adoção da filosofia ZenBudista, representa um importante paradigma de articulação entre música e dança. Keersmaeker e Brown têm um trabalho especialmente interessante pela relação da música com a dança. Entre os brasileiros, será analisado trabalho coreográfico de Rodrigo Pederneiras, diretor do Grupo Corpo.
O Odissi é reconhecido como o mais antigo estilo clássico de dança da Índia, fato comprovado por evidências arqueológicas que datam do século II a.C. Esse estilo envolve uma sofisticada técnica de dança pura, baseada em estruturas rítmicas precisas, assim como representações gestuais, denominada abhynaya, cuja combinação resulta numa dança dramática virtuosística e expressiva. O relacionamento entre música e dança é muito estreito, a ponto de alguns especialistas em Odissi afirmarem que esta dança não emprega nem a tradição musical Hindustani (do norte da India) nem a Carnática (do sul), mas sim uma música própria do Odissi. Já o Kathak, praticado desde o século XVI em cortes do norte da Índia, em cidades como Delhi, Lucknow e Varanasi, utiliza elementos e formas musicais tipicamente Hindustani. Pode-se localizar a mesma divisão de formas de dança pura e abhynaya no Kathak; sendo que na dança pura o vigor e a complexidade rítmicas do Kathak são

Relacionados