Niggawigga

316 palavras 2 páginas
A palavra trabalho tem muitos significados, as vezes nos lembrando de esforço, outras vezes datransformação do mundo em que vivemos. O termo vem do latim tripalium, que era um instrumento de agricultura, mas que mais tarde foi usado como um instrumento de tortura, por isso hoje em diaainda lembramos de trabalho como algo ruim e penoso. Quando colocamos em ação nosso corpo ou nossa mente (na maioria das vezes ambos), estamos trabalhando.
Nas comunidades isoladas otrabalho é ligado a subsistência, primeiro temos a apenas a extração daquilo que a natureza oferece, na etapa seguinte já temos a agricultura, e com o plantio já temos a noção de propriedade ede produto exedente, ou seja, nasce uma classe social ociosa. Com a noção de propriedade vem as guerras de disputa por terras. Logo depois nasce uma burguesia, que até hoje é a classedominante no capitalismo. A acumulação do capital deu possibilidade a Revolução Industrial, e a tecnologia moderna. E com essa tecnologia veio a automação, dispensando grande parte da mãode obra humana.
Estamos em um momento da história do trabalho onde dependemos das grandes empresas e organizações para nosso trabalho, cada vez mais deixamos para trás o trabalho autônomo.Com o trabalho Industrial as massas vieram para a cidade, onde há a promessa de um trabalho menos arriscado e dependente da natureza. Hoje a técnica não mais importa, o homem é alienado amaquina, cada pessoa faz um minúsculo trabalho com o mínimo de intervenção criativa, ele só tem que ser subordinado. Assim se separa o trabalho do lazer, do prazer e da cultura, devendoestas serem buscadas fora do expediente. Uma das principais características do trabalho atualmente é a sua subordinação ao capital, sendo usado como instrumento de subordinação

Relacionados