Nietzsche e a presença do mercado na educação

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
-------------------------------------------------
Presença do mercado na Educação

Nietzsche demonstrou de que maneira a educação, foi um importante meio para que o homem perdesse aos poucossua visão crítica do mundo, da ação, da criação e, consequentemente, da vida. A educação era uma ferramenta eficaz para consolidar e manter a estrutura da sociedade e possuía uma finalidade que estavavinculada à manutenção da sociedade, além de visar ao cumprimento do interesse de minorias. O filósofo via na cultura um elemento central da vida humana. Através dela poderiam criar indivíduos maisfortes, criativos e distintos.
O objetivo dessa educação seria formar homens técnicos para servir à própria ciência, ao Estado e ao mercado, de maneira mais rápida e rentável. A partir dessaconstatação, Nietzsche realiza uma crítica radical ao sistema de ensino alemão, denunciando os três egoísmos que impedem a formação humanista: o egoísmo das classes comerciantes, o egoísmo do Estado e oegoísmo da ciência.
-------------------------------------------------
O egoísmo dos comerciantes se manifesta na rapidez com que os jovens são educados, e a educação assim recebida é vista como uminstrumento para satisfazer as necessidades do mercado. A educação se converte num meio para formar homens aptos a ganhar dinheiro e viver em função do mercado. O egoísmo do Estado tem interesse numaeducação que forme excelentes técnicos para servi-lo como funcionários e burocratas. Mas a grande preocupação de Nietzsche é com o excesso de formação científica, em detrimento da formação humanista. Para ofilósofo, o cientista é descrito como um indivíduo cuja única meta é descrever, decompor e analisar seu objeto. O cientista possui uma prática que destrói as visões míticas e saudáveis para asobrevivência dos homens. O cientista é visto como escravo do hábito e servo da rotina; uma rotina profissional gerada pela especialização de sua formação, pois ele acredita conhecer e dominar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nietzsche e a educação
  • Nietzsche e a educação
  • A presença do negro no mercado de trabalho
  • Nietzsche e a educação (resumo)
  • A presença das histórias na educação infantil
  • BRINQUEDOTECA: SUA PRESENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Escritos Sobre Educação Nietzsche
  • Cultura e Educação no Pensamento de Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!