NIEPCEE

1377 palavras 6 páginas
Joseph-Nicéphore Niépce
Joseph-Nicéphore Niépce nasceu dia 7 de março de 1765, em Charlon-sur-Saône, na França.
Vindo de origem nobre e afortunada, dedicou grande parte de sua vida a tentativa de captação de imagens que pudessem ser utilizadas na litografia.
Niépce tinha dois irmãos e uma irmã. Seu irmão Claude lhe ajudou em grande parte de suas descobertas. Seu pai era advogado e conselheiro do Rei e recebia consignações.
Estudou em Angers, Oratorie Brothers e suas paixões eram física e química.
No ano de 1788, Niépce deixa Oratorie para se alistar na guarda nacional em Chalon-surSaône. Nesta época, Joseph Niépce muda seu nome e passa a assinar suas cartas usando como primeiro nome Nicéphore. Um ano depois, deixou o pais na época da revolução francesa. Já no ano de 1793, iniciou um processo junto com seu irmão Claude, tentou obter imagens gravadas quimicamente com a câmara escura, durante uma estadia em Cagliari. Chamou-o de Heliografia (escrito pelo sol).
Niépce casou-se em 1794 e mudou para Nice, levando junto a ti Claude. E no ano seguinte nasce seu filho Isidore.
Em 1797 viaja para Sardenha com sua família. Niépce e Claude tiveram a ideia de fotografia durante a estadia. Logo após começam a trabalhar e desenvolver seus projetos, como o do motor a explosão movido a pó de licopódio.
Volta para Chalon-sur-Saône e passa a gerenciar a propriedade da família no ano de 1801.
Alguns anos depois, resolve abandonar o exercito por problemas na visão.
Anos mais tarde, em 1813 na França, o assunto mais comentado era a Litografia que foi inventada por Aloys Senefelder. A litografia foi uma técnica de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com o auxílio de um lápis gorduroso. Como Niépce tinha habilidades limitadas como desenhista, resolveu investir e aprimorar um novo método de reprodução de imagens permanentes, através da câmara escura sobre o material litográfico utilizado na imprensa.
Três anos depois, conseguiu reproduzir

Relacionados