Nicoleanjos 560804

280 palavras 2 páginas
Nicole Anjos - 560804
A linguagem tem grande importância na sociedade porque é através dela que construímos nosso conhecimento sobre o universo e estabelecemos nossas relações. A construção desse conceito tem sido negada aos surdos por privá-los da aprendizagem da Língua de Sinais desde a menoridade. Isso deve se a resistência presente desde a famílias das crianças surdas até a maior parte das escolas, por preconceitos em relação aos surdos e a sua língua. Há a necessidade de se construir uma linguagem plena e autêntica para essas pessoas.
Em relação as identidades surdas elas são divididas em três categorias:
- Híbridas: nasceram ouvintes e com o tempo, acidente ou doenças acabaram deixando surdos.
- Flutuantes: não tem contato com a comunidade surda e não dominam ainda uma língua.
- Intermediárias: apresentam uma porcentagem de surdez, mas vivem a vida como ouvintes
A aceitação da família é um período difícil, elas compartilham uma angústia por não conseguir compreender seu próprio filho surdo e suas necessidades. É necessário que a família procure se adaptar aos acontecimentos para aprender a lidar com as diferenças e aceitar os desafios para conseguir estimular essa criança ao decorrer da sua vida.
A concepção da surdez foi construída a partir de equívocos. As dificuldades impostas pela sociedade é encontrar educação para todos. Sendo assim, enquanto a educação é vista como um dever do estado, a educação especial é entendida ainda como um “favor”.
Pode-se levar como reflexão que é preciso elaborar políticas educacionais e profissionais com mais efetividade de acordo com as necessidades específicas dos surdos como por exemplo a inserção dos surdos no mercado de trabalho. Essas conquistas precisam dar garantias para que não fique apenas no papel.

Relacionados