Nicolau Maquiavel

Páginas: 10 (2494 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
[Digite o nome da empresa]
Maquiavel
O principe

Janilde Damasceno





Nicolau Maquiavel

Maquiavel é um dos filósofos mais lidos de todos os tempos, nascido em 3 de maio de 1469 tendo sua morte no ano de 1527. É conhecido como fundador do pensamento e da ciência política.

O termo “Maquiavélico”

Maquiavélico tem no senso comum um sentido pejorativo, indicando uma pessoavelhaca, traiçoeira em fim ruim com mais intensões essa é uma forma de entender.

Fatos:
Na época de Maquiavel a Itália estava dividida, o sul nas mãos dos Aragão no centro dos estados controlados pela igreja e a república presidida pelos Médicis, ao norte o ducado de Milão.
Com tanta divisão era impossível manter o controle interno e isso deu abertura para nações vizinhas invadirem causando aperda do poder dos Médicis que são expulsos e finaliza as desavenças entre Milão e Nápoles.
Foi neste cenário de divisão e conflito que Maquiavel viveu a sua infância tende como aliado seu pai que transmitia uma educação clássica contribuindo para seu desenvolvimento intelecto, de uma forma orgulhosa o pai divulgava a um amigo que Maquiavel apenas com 12 anos de idade já escrevia em latim, edenominava a retórica Greco – romana.
Apesar de toda sabedoria Nicolau só exerceu um cargo de destaque na política aos 29 anos isso em 1498. Neste ano Savarola que substitui os Médicis é deposto, enforcado e queimado, e Maquiavel passa ocupar a segunda chancelaria, posição relevante na administração do estado e passar a cumprir uma séria de missão, internamente e externamente da Itália.

1513 caiMaquiavel:
Suas tarefas diplomáticas cai quando os Médicis voltam ao poder na Florença como exilio do governante Soderini a república é dissolvida no ano de 1512.
Maquiavel foi demitido e proibido de sair do território de Florença em fevereiro de 1513 foi acusado de conspirar contra o governo Médicis, o florentino foi preso e torturado, sai da prisão após pegar uma multa, Maquiavel tenta com ajudade um amigo chamado Vittori, embaixador de Roma a libertação e recuperar o seu cargo na política, ele sai da prisão mas lhe é negado a sua antiga posição.
Exilado na sua própria terra é impedido de exercer qualquer profissão ele passa a morar em propriedade herdada de seu pai e vive modestamente com a nova fase de sua vida Maquiavel da início as suas obras as quais ele afirma que são textosresultantes de sua experiência e pratica do convívio com os clássicos.
Escrito por Maquiavel:
1512 a 1513 – O Príncipe.
1513 a 1519 – Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.
1519 a 1525 – A arte de Guerrear.
1520 a 1525 – História de Florença.

Ao lado desses clássicos escreveu também a comédia, A madrugada, uma biografia sobre Castruccio Castacani e uma coleção de poesias e ensaiosliterários.
Maquiavel foi filosofo, historiador, poeta diplomata e muito mais diz que a última escrita dele história de Florença ele foi vencido pelas desilusões sofridas, se desgasta adoece e morre em junho de 1527.

A verdade efetiva das coisas

Em um trecho de carta escrita por Maquiavel ele revela sua predestinação dizendo: “O destino determinou que eu não saiba discutir sobre a sede nemsobre a lã, tampouco sobre questões de lucro ou de perda. Minha missão é falar sobre o Estado. Será preciso submeter-me a promessa de emudecer, ou terei que falar sobre ele.” – Carta F. Vettori de 13/03/1513.
Nesta carta que Maquiavel escreveu para seu amigo Vittori embaixador de Roma ela deixa claro que sua preocupação e o Estado. Não a um estado imaginário, fantasiosa mas real verdadeiramentecomo ele é capaz de impor a ordem. Na sua busca pela verdade Maquiavel rejeita as tradições idealista de alguns filósofos e adere a historiadores antigo com Tácito e outros e usa como seu ponto de partida para te as suas próprias conclusões e leva-se a perguntar. Como fazer com que o estado mantenha a ordem e fazer com que o estado mantenha a ordem estável, resolvendo esta questão Maquiavel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau maquiavel
  • nicolau maquiavel
  • Nicolau maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!