nhhhh

2711 palavras 11 páginas
Aglomerante

Aglomerante + Água = Pasta
Pasta+ Agregado Miúdo = Argamassa
Argamassa + Agregado Graúdo = Concreto

Agregado:
Miúdo
Areia
Fina
Media
Grossa
Graúdo
Pedra
Brita # 1
Brita # 2
Brita # 3
Brita # 4

Cal

Cal aérea

A “cal” é o nome genérico de um aglomerante simples, resultante da calcinação de rochas calcarias, rochas estas em que o constituinte principal é o carbonato de cálcio, que se apresenta sob diversas variedades (também nestas rochas, o carbonato de cálcio (CaCO3) pode estar, mais ou menos, substituído pela carbonato de magnésio).
No processo possuindo o produto final, características resultantes da natureza da matéria-prima empregada e do processamento industrial conduzida. A calcinação da rocha calcária pura, em temperaturas entre 750°C e 1000°C (temperatura inferior a do início de fusão da rocha) resulta na produção de oxido de cálcio puro, provocando a alta temperatura a sua dissociação da rocha, com desprendimento de gás carbônico. A calcinação é a transformação do “carbonato em óxido”.
Quando a cal provém de calcário puro, isto é, carbonato de cálcio, ela é constituída unicamente de óxido de cálcio. Porem a cal contem outros componentes que porem de calcários originais. Estas são geralmente: magnésio, sílica, alumínio e óxido de ferro.
Nas rochas calcárias naturais, o carbonato de cálcio, é frequentemente substituído, em menor ou maior proporção, pelo carbonato de magnésio. A sílica os óxidos de ferro e ao alumínio, são impurezas que acompanham os carbonatos, em maior ou menos grau, na constituição das rochas calcarias.
Na fabricação da cal, o desprendimento do gás carbônico, faz com que as pedras de oxido de cálcio tornem-se porosos. Por outro lado, em calcários magnesianas, por exemplo, além da obtenção do oxido de calcário, resulta a magnésia, às vezes em teores elevados. Ao óxido de cálcio puro, ou em mistura com a magnésia, dá-se o nome “cal viva” ou “cal virgem”.
Na composição distinguimos cal cálcica,

Relacionados