nhgfyv

2331 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

CAROLINE FERREIRA AGUILERA
ISABEL CRISTINA SOARES CANSAÇÃO
JÉSSICA LUANA DE ARAÚJO TURRA
WILLIAN HENRIQUE DA SILVA LIMA

SINOP, AGOSTO DE 2014
RESUMO
O experimento procura determinar o teor de ácido acético encontrado em uma amostra de vinagre comum comercial. A medida no final será expressa em porcentagem. Através da técnica de titulação com uma solução padronizada de hidróxido de sódio (NaOH) base forte, titulando ácido acético ( CH3COOH) ácido fraco. Utilizado como indicador a fenolftaleína. O experimento realizado em triplicata, e com desvio padrão.

INTRODUÇÃO

A titulação é um procedimento que visa determinar a concentração de uma solução, fazendo-a reagir com outra solução de concentração conhecida. Assim, a titulação é uma aplicação importante de misturas de soluções que reagem entre si.
Outra definição mais abrangente: titulação é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Dosar uma solução é determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida (SKOOG et al,. 2006). As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulante. A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. O volume, ou a massa, do titulante, necessário para reagir essencial e completamente como o analito. Em qualquer titulação, o ponto final é assinalado pela variação de cor de um indicador ou da resposta de um instrumento (SKOOG et al,. 2006).
Os métodos titulométricos podem ser de

Relacionados