ngvgfc

733 palavras 3 páginas
Mutações
Mutação é uma doença brusca que ocorre no material genético e que pode ser transmitida aos seus descendentes.
A maioria das mutações ocorre naturalmente, mas também podem ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.
Mutações Genicas: alteram a sequencia do DNA podendo ser por substituição, adição ou remoção de suas bases. Podendo também conduzir à codificação da molécula de RNA que é transcrita a partir do DNA e sucessivamente modifica a proteína produzida.
Mutação por Substituição: substituição de uma só base do DNA e podem ser silenciosa, com perda de sentido ou sem sentido.
Silenciosa: substituição da base do DNA por outra no 3° nucleotídeo de cada codão. Que da resultado a um codão que codifica o mesmo aminoácido, são muito comuns pois são responsáveis pela diversidade genética .
Perda de Sentido: substituição de uma base do DNA por outra, substitui um aminoácido por outro na proteína codificada.
Pode causar por ex.: anemia falciforme.
Sem Sentido: substituição de uma base do DNA, de tal modo que um codão do RNA seja alterado para um codão de STOP ou ao contrario, podendo originar uma proteína mais curta ou mais longa que a proteína normal.
Mutação por Deleção: remoção de uma ou bases do DNA, podendo remover de uma base ou ate milhares. Sendo que a remoção do numero de bases não seja uma múltiplo de três a mensagens do gene será completamente alterada .
Mutação por Inserção: adição de uma ou bases ao DNA, sendo que a adição não seja um numero múltiplo de três também modificara completamente a mensagem do gene. É quando é inserida uma sequência igual ocorre uma duplicação.

Mutações Cromossômicas: alteração da estrutura ou do número de cromossomos, pode afetar uma parte do cromossomo ou o cromossomo por inteiro e podem ser classificadas como mutação cromossômica numérica ou estrutural.
Numérica: a mutação de cromossomo numérica pode se subdividir em euploidia ou aneuploidia.
Euploidia: é a

Relacionados