nfbsjik

615 palavras 3 páginas
A água está em toda a parte no sistema solar, “nos gelos dos cometas, nos oceanos terrestres, nas luas geladas dos planetas gigantes, nas bacias à sombra de Mercúrio”, lê-se num artigo publicado quinta-feira na revistaScience. Na Terra, a água foi fundamental para a vida, que surgiu num ambiente aquático. O testemunho dessa importância continua marcado em nós: somos 65% água. Por isso, conhecer a origem deste líquido pode ajudar a estimar a probabilidade de identificarmos vida nos outros sistemas estelares
A equipa de Tim Harries, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, foi atrás dessa origem e descobriu, segundo os seus cálculos, que parte importante da água no sistema solar veio de pedacinhos de gelo da grande nuvem molecular onde o sistema solar surgiu, como mostra o artigo intitulado A antiga herança de água gelada no sistema solar. Os autores concluem que, se estrelas como o Sol forem frequentes, então é possível inferir que o universo está povoado de sistemas onde a água é ubíqua, aumentando a probabilidade de haver vida.
“Há uma questão antiga sobre se alguns destes antigos gelos (…) são incorporados nos jovens sistemas planetários, ou se os tijolos pré-planetários são todos reprocessados e sintetizados localmente perto da estrela [em formação]”, disse Ilsedore Cleeves, da Universidade de Michigan, EUA, e um dos autores do artigo.
“Estes dois cenários têm consequências muito diferentes na composição dos planetas”, acrescentou o investigador, citado num comunicado da Universidade de Exeter. “Se for o último cenário a acontecer, a composição química dos planetas, incluindo a sua água, seria dependente do tipo de estrela onde o planeta surge. O cenário oposto sugere que todos os sistemas planetários teriam sido formados a partir de um conjunto semelhante de materiais, incluindo água interestelar.”
Para avaliar quais destes dois cenários encaixa na situação actual do sistema solar, os investigadores foram à procura de água pesada nos oceanos da Terra,

Relacionados