newarq

367 palavras 2 páginas
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/ campus Torres)
Nome: Guilherme Neto de Oliveira
Disciplina: Infra-estrutura Urbana
Professor: Karla Barros Coelho
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Infra-estrutura Urbana e seu contexo histórico-social
Em história da infra-estrutura urbana, texto encontrado no capitulo II da obra Infra-estrutura urbana, ilustra-se em 32 páginas fatos históricos que correlacionam-se com o desenvolvimento das cidades e sociedades. O autor proporciona através de uma retrospectiva sociohistórica, de fácil compreensão, apresentar as influências que envolveram o progresso e os problemas ecônomicos, culturais e estruturais urbanísticos.
Como descreve o autor, desde os tempos mais remotos tem-se registros das primeiras civilizações onde ocorreram importantes fatos históricos que contribuiram para a evolução das cidades e dos meios sociais. Assim, diversos avanços principalmente na infra-estrutura urbana consolidaram-se, emergindo a partir das redes viárias. Mediante a isso, inicia-se o enfoque a problemas estruturais como distribuição de água e saneamento devido a expansão urbana, consequentemente populacional. Aliado a esse cresciemento estabeleceu-se também a conhecida desigualdade social, onde poderosos abasteciam-se sem sair de casa enquanto os mais pobres buscavam água em fontes públicas.
No decorrer dos tempos outras redes eclodiram rapidamente, tais como: rede de gás, que iniciou sendo fornecida nos centros das cidades e depois em residências; rede elétrica, telefônica e demais redes de comunicação conhecidas atualmente. Deste modo, produziu-se benefecíos que resultaram em cidades verticalizadas, na possibilidade de levar água a patamares mais altos e transporte de carga.
Acredito que este texto seja uma importante referência para estudantes de graudação e para o público leitor interessados no tema de infra-estrutura urbana. No entanto, em alguns dos momentos do texto o autor não expõe uma coerência cronológica dos fatos, mas

Relacionados