Neutralização da Glicina

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG
BIOQUÍMICA
Profª. Drª Katia Saavedra
Débora Raíssa Marçal
Ester Aguiar
Gabriel Gade Mesquita
Matheus Eliatan
Yan Carlo R. LimaNEUTRALIZAÇÃO DA GLICINA
















GOIÂNIA, ABRIL DE 2013
Introdução
Usamos a titulação para determinar a quantidade de um ácido numa determinada solução. Um certo volumede um ácido é titulado através da utilização de uma base forte, normalmente o hidróxido de sódio (NaOH), de concentração conhecida. O NaOH é adicionado em pequenas quantidades até o ácido serneutralizado e posteriormente são realizadas medições de pH. A concentração do ácido na solução original pode ser determinada através do volume de NaOH adicionado.
Como exemplo de titulação de um aminoácidovamos analisar a glicina. A glicina é o mais simples dos aminoácidos, apresentado R=H. O aminoácido glicina possui dois grupos ionizáveis com capacidade tamponante: α-COOH/α-COO- em pH ácido eα-NH3+/ α-NH2 em pH alcalino e duas zonas de tamponamento entre os pHs 1,3 e 3,3 (dependente do grupo carboxila) e entre os pHs 8,6 e 10,6 (dependente do grupamento amino). No pH 2,3, 50% das estruturasmoleculares da glicina apresentam o grupo carboxila protonado (α-COOH) e 50% apresentam o grupo carboxila desprotonado (α-COO-). Nestas condições, o pK é igual ao pH (pK1 da glicina é igual a 2,3). Damesma forma, no pH 9,6, 50% das estruturas moleculares da glicina apresentam o grupo amino protonado (α-NH3+) e 50% apresentam o grupo amino desprotonado (α-NH2). Nestas condições, o pK é também igual aopH (pK2 da glicina é igual a 9,6). No pH 5,9, eqüidistante das duas zonas de tamponamento, há um grande predomínio da forma isoelétrica, caracterizando o ponto isoelétrico (pI) da glicina.
Estetrabalho tem por objetivo manusear e compreender o funcionamento de um medidor de pH e construir curvas de titualização para o aminoácido glicina. É importante ressaltar ainda que a metodologia usada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neutralização da Glicina (Verificação Zonas de Tamponamento)
  • GLICINA
  • neutralização
  • Neutralização
  • Neutralizaçao
  • Neutralização
  • Neutralização
  • NEUTRALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!