Neurônios, células glais, sinapses

363 palavras 2 páginas
Neurônios: São células nervosas, altamente estimuláveis, responsáveis pela transmissão de informações, com a capacidade de gerar impulsos nervosos para tal fim. Formam redes de comunicação entre uns com os outros, aonde através de sinais eletroquímicos enviam mensagens entre si, ou entre células sensoriais. São células básicas e junto com as células gliais formam o sistema nervoso
São constituídos de corpo celular, núcleo celular, dendritos, axônio e telodendritos. Os dentritos recebem sinais de outros neurônios e os axônios enviam sinais elétricos aos outros. A parte que divide os dentritos dos axônios é conhecida como fenda sináptica, aonde os sinais são transportados por neurotransmissores.
Os neurônios recebem impulsos, através de seus dentritos, diversos sinais de diversas células, que geram ondas de corrente elétricas.

Neuroplasticidade: É a capacidade cerebral de se modificar a fim de adaptar-se às alterações do ambiente, podendo alterar algumas de suas propriedades morfológicas e funcionais.
Essa capacidade atua tanto na recuperação de lesões cerebrais quanto no desenvolvimento normal do indivíduo. Como no aprendizado de novas habilidades, o que não fica restrita a infância, mas se estende ao indivíduo adulto.

Células Gliais: são células do sistema nervoso central que proporcionam suporte, nutrição e proteção aos neurônios, bem como o isolamento de cada um. Estas células os mantêm em seus lugares, fornecendo nutrientes e oxigênio. Podem também remover neurônios mortos. E atuam na reprodução e na defesa do tecido nervoso.
As células gliais se diferem dependendo de suas funções, atuando de formas diferentes na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso, e são nomeadas como: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.
Podem ser essenciais para a construção de lembranças, aprendizado e recuperação de lesões neurológicas.

Sinapses: É uma região de contato entre a extremidade do axônio de um neurônio e

Relacionados